A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52332 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_eebb7ae0ac544b60e21dfc3d21d97d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52332 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aulaArte - HistóriaHistória - Estudo e ensinoEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente Relatório de Prática Profissional intitulado A Importância da Arte para o Ensino da História – exemplos em sala de aula – foi realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, orientado pelo Professor Doutor Miguel Monteiro. Na atualidade apelar à sensibilidade dos jovens é cada vez mais importante visto que nos encontramos numa sociedade cada vez menos humanizada e cada vez mais maquinizada. Utilizar a arte para compreender a sociedade é um bom partido para que os nossos jovens consigam tornar-se em seres sociais e dotados não só de uma sensibilidade artística, mas também de um espirito crítico capaz de os levar a discutir assuntos e formular pensamentos. Ao longo do primeiro semestre do Ano Letivo de 2019/2020 realizei a Iniciação à Prática Profissional na Escola Secundária D. Pedro V, localizada nas Laranjeiras, com as turmas do 12º 5,7 e 8, lecionando um total de sete aulas de 90 minutos cada. Em três das sete aulas lecionadas procurei utilizar a análise das obras de arte bem como períodos artísticos com o objetivo de explorar tanto os períodos históricos, as mentalidades das sociedades da época a fim de partir das mesmas para lecionar os conteúdos. Foi explorado o cartaz de propaganda política de Juan Miró apelidado de Ajudem a Espanha, foi analisada a Cultura de Massas com o objetivo dos alunos compreenderem o porquê dessas praticas surgirem no século XX, por fim foram apresentadas aos alunos diversas obras provenientes do movimento artístico de Vanguarda de forma a dar a conhecer aos alunos as transformações sociais e culturais que aconteceram no terceiro quartel do século XX. A exploração destas temáticas através da análise de obras de arte teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos a abrangência de possibilidades que as obras de arte nos trazem, assim como demonstrar-lhes que podemos sair dos documentos históricos ditos convencionais para explorar igualmente períodos históricos.This Professional Practice Report entitled The Importance of Art for the Teaching of History - examples in the classroom - was carried out as part of the completion of the Master's Degree in Teaching History in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, oriented by Professor Miguel Monteiro. Nowadays, appealing to the sensibility of young people is increasingly important, since we find ourselves in a society that is becoming less and less humanized and more and more humanized. Using art to understand society is a good way for our young people to become social beings endowed not only with an artistic sensibility, but also with a critical spirit capable of leading them to discuss issues and formulate thoughts. Throughout the first semester of the 2019/2020 School Year I carried out the Initiation to Professional Practice at Escola Secundária D. Pedro V, located in Laranjeiras, with 12th grade classes 5,7 and 8, teaching a total of seven classes of 90 minutes each. In three of the seven lessons I tried to use the analysis of works of art as well as artistic periods in order to explore both the historical periods and the mentalities of the societies of that time in order to use them to teach the contents. The political propaganda poster by Juan Miró called Help Spain was explored, the Mass Culture was analyzed in order for students to understand why these practices appear in the twentieth century, finally several works from the Avant-Garde art movement were presented to students in order to make them aware of the social and cultural changes that happened in the third quarter of the twentieth century. The exploration of these themes through the analysis of works of art had as main objective to show the students the range of possibilities that works of art bring us, as well as to show them that we can leave the so-called conventional historical documents to explore historical periods as well.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaHenriques, Daniela Filipa Ramos2022-04-13T15:14:59Z20212021-06-282021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:13:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:13:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
title |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
spellingShingle |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula Henriques, Daniela Filipa Ramos Arte - História História - Estudo e ensino Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
title_full |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
title_fullStr |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
title_sort |
A importância da arte para o ensino da história - exemplos em sala de aula |
author |
Henriques, Daniela Filipa Ramos |
author_facet |
Henriques, Daniela Filipa Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Daniela Filipa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - História História - Estudo e ensino Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte - História História - Estudo e ensino Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-28 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-13T15:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52332 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549181337731072 |