Brinquedo solidário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Domingos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52199
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_2af69df3cb31a71413b0ccee9b86ab3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Brinquedo solidárioArtes - Estudo e ensinoTransdisciplinaridadeDesignRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No presente relatório é realizada a descrição, análise e reflexão crítica de um projeto desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021, nas disciplinas de Oficina de Artes e Materiais e Tecnologias, envolvendo a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Esta Unidade Didática, intitulada Brinquedo Solidário, foi implementada na Escola Secundária de Caneças, junto da turma de 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Como mote, surgiu a vontade de trazer à escola um projeto transdisciplinar que envolvesse a realidade extraescolar e que permitisse aos alunos desenvolver competências relevantes para o seu percurso académico, artístico e profissional, proporcionando-lhes uma visão da arte como modo de intervenção na sociedade e despertando-os para práticas mais solidárias e altruístas. A aplicabilidade dos conteúdos previstos nos programas das disciplinas tornou-se imperativa neste projeto, bem como a constante preocupação com a motivação dos alunos, de forma a promover aprendizagens significativas. Aliando o estudo e prática da metodologia de projeto aplicada ao design de produto (algo que despertou a curiosidade dos alunos) à solidariedade social (também do seu interesse), surgiu a parceria com uma Organização Não-Governamental (World Needs), que permitiu significar e deslocar os trabalhos dos alunos (brinquedos, posteriormente doados) da sala de aula para contextos concretos, da vida real. Neste relatório, abordamos diversas metodologias e estratégias didáticas às quais recorremos na prática letiva, como a diferenciação pedagógica, o diálogo, o feedback e a aprendizagem através de projetos. Apresentamos e caracterizamos, também, o contexto em que decorreu a ação, analisamos todo o processo e interpretamos os dados recolhidos, concluindo finalmente que este projeto permitiu aumentar a motivação dos alunos, despertando-os para questões de índole social e incitando-os a agir através das suas produções visuais, o que impactou muito positivamente nas suas vidas e nos seus percursos académicos e artísticos.This report describes, analyzes and critically reflects on the work developed as parto of the Supervised Teaching Practice, in 2020/2021 academic year, in the disciplines of “Oficina de Artes” and “Materiais e Tecnologias”, involving the “Cidadania e Desenvolvimento” component. This Teaching Unit, entitled “Brinquedo Solidário”, was implemented at the Secondary School of Caneças, with the 12th grade class of the Visual Arts scientific-humanistic course. The idea was to bring to the school a transdisciplinary project that would involve the out-of-school reality and allow students to develop relevant skills for their academic, artistic and professional career, providing them with a vision of Art as a means of intervention in society and awakening them to more solidary and altruistic practices. The applicability of the contents foreseen in the curricula of the disciplines became imperative in this project as well as the constant concern with student motivation in order to promote meaningful learning. Combining the study and practice of project methodology applied to product design (something that arouses the students' curiosity) with social solidarity (also of their interest) a partnership with a Non Governmental Organization (World Needs) emerged, which allowed to signify and move the students' work (toys, later donated) from the classroom to concrete, real-life contexts. In this report we studied several currents, methodologies and teaching strategies that we used in our teaching practice, such as pedagogical differentiation, dialogue, feedback and project-based learning. We also presented and characterized the context in which the action took place, analyzed the whole process and interpreted the data collected, concluding that this project increased the motivation of students, awakening them to social issues and encouraging them to act through their visual productions, which had a very positive impact on their lives and their academic and artistic paths.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Carolina Domingos2022-04-05T15:29:44Z20212021-06-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:39:06ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedo solidário
title Brinquedo solidário
spellingShingle Brinquedo solidário
Martins, Carolina Domingos
Artes - Estudo e ensino
Transdisciplinaridade
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Brinquedo solidário
title_full Brinquedo solidário
title_fullStr Brinquedo solidário
title_full_unstemmed Brinquedo solidário
title_sort Brinquedo solidário
author Martins, Carolina Domingos
author_facet Martins, Carolina Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carolina Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes - Estudo e ensino
Transdisciplinaridade
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes - Estudo e ensino
Transdisciplinaridade
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-21
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-05T15:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52199
url http://hdl.handle.net/10451/52199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303421901078528