Trabalho por projeto com estudantes de formação inicial em educação básica, no domínio da ação climática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Susana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Filomena, Martins, Filomena
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34831
Resumo: A complexidade científica e o grau de incerteza implicados nos processos de alterações climáticas têm sido apontados como fatores limitantes na implementação de práticas de professores/as no Ensino Básico neste domínio temático. Trata-se de um tema emergente e que integra os referenciais de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, que requer a sua aplicação no desenvolvimento curricular. Antecipando-se o reconhecido isomorfismo da formação, importa, durante a formação inicial de professores/as do Ensino Básico, proporcionar práticas letivas que fomentem o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes, no domínio temático das alterações climáticas que habilitem para uma intervenção pedagógica. Neste contexto, incentivou-se o envolvimento dos/as estudantes numa abordagem de Trabalho por Projeto com os objetivos seguintes: a) reconhecer as conceções de estudantes do 3º ano da licenciatura em Educação Básica sobre os processos inerentes às alterações climáticas; b) promover o desenvolvimento de aprendizagens e de competências-chave na educação para o desenvolvimento sustentável, focado neste tema; e c) fomentar a conceção de estratégias de intervenção pedagógica em contexto educativo no domínio da ação climática, que permitam o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, socioemocional e comportamental fundamentais para a operacionalização da aclamada transformação socioambiental. Durante o desenvolvimento do projeto resultaram processos de envolvimento dos/as estudantes na construção do seu conhecimento e propostas de intervenção educativa convergentes com o desenvolvimento de competências cruciais à educação no âmbito da ação climática.
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