Relações de poder na escola: desafios, possibilidades e limites da gestão participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Meire Lourdes Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5947
Resumo: Análise das relações de poder em uma escola municipal de São Luís-MA, em que se procurou, através dos instrumentos legais e metodológicos, identificar os desafios a que a escola está exposta, suas possibilidades diante desses desafios e os limites que a própria legislação engendra para a execução de uma gestão participativa no âmbito escolar. A pesquisa fundamenta-se em autores que tratam dessas relações de poder, como Foucault, Max Weber e Bourdieu para o desenvolvimento da problemática. Usando-se métodos de cunho qualitativo e quantitativo, procurou-se conhecer a rotina da escola no que tange às relações de poder que permeiam esse ambiente e concluiu-se que nessa escola existem dois tipos de poderes: um poder implícito e outro explícito, que de certa forma, se complementam e contribuem para que o processo educativo se consolide, visto que, na sociedade em que se vive, os indivíduos estão ainda convictos de que sem a presença do poder explícito as instituições não evoluem, sendo este frequente em todos os setores. No que diz respeito aos desafios, limites e às possiblidades da gestão participativa, nessa escola existem limites impostos pela gestão que inviabilizam a participação democrática dos sujeitos escolares e as possibilidades, conforme o estudo de campo feito, existem desde que seja trabalhado a superação dos entraves de cunho administrativo, fato que denota um grande desafio para todos os implicados no contexto, pois o exagero burocrático e hierárquico impede a flexibilidade, criatividade e ação crítica construtiva, componentes fundamentais de uma gestão participativa.
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