“O que é uma alimentação saudável?”: o papel do rendimento familiar na complexidade do conhecimento declarativo de crianças do 2.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastião, Raquel Sampaio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64536
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling “O que é uma alimentação saudável?”: o papel do rendimento familiar na complexidade do conhecimento declarativo de crianças do 2.º ciclo“What is healthy eating?”: the role of socioeconomic variables in the complexity of declarative knowledge in elementary school childrenAlimentação saudávelConhecimento declarativoCriançasObesidadeChildrenDeclarative knowledgeHealthy eatingObesityCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA alimentação saudável é determinante para a prevenção de doenças, como por exemplo, a obesidade. O aumento da taxa de obesidade nestes últimos anos, tem despoletado inúmeras intervenções de forma a promover a saúde, especialmente em crianças. Assim, foram questionadas 299 crianças, através da questão “O que é uma alimentação saudável?”, com o intuito de averiguar a complexidade do conhecimento declarativo das crianças acerca do tema. Para além disso, o objetivo seria identificar se existe associação entre a complexidade do conhecimento declarativo e o rendimento familiar das crianças, operacionalizado através da presença ou ausência de apoio social escolar. Foi verificada uma associação significativa entre as variáveis, demonstrando que a probabilidade de uma criança sem apoio social escolar ter um nível complexo de conhecimento declarativo acerca da alimentação saudável é 0.46 vezes superior a uma criança com apoio social escolar. Este resultado é justificado pelo facto de os progenitores das crianças de níveis socioeconómicos baixos terem, em geral, um menor conhecimento nutricional e não estarem tão conscientes dos problemas de saúde atuais. Desta forma, não só é necessário aumentar o nível de complexidade do conhecimento nutricional das crianças, mas também se deve ter em conta o fator de risco acrescido das famílias economicamente mais vulneráveis.Healthy eating is determinant to the prevention of diseases such as obesity. The increase of obesity rates has promoted some interventions in order to promote health, especially in children. Therefore, 299 children were enquired, through the question “What is healthy eating?”, aiming to ascertain the children’s declarative knowledge complexity about the thematic. Additionally, the aim was to identify if there is an association between the complexity of declarative knowledge and the children’s family income, operationalized through the presence or absence of social support from school. A significative association between the variables was verified, showing that the likelihood of a child without social support to have a complex declarative knowledge about healthy eating is 0.46 higher than that of a child with social support from school. This result is justified by the fact that parents from low socioeconomic levels have, in general, poor nutritional knowledge and are not so conscious about the current health problems. Thus, it is not only necessary to increase the complexity of children’s nutritional knowledge, but also to consider the additional risk factor of the most vulnerable families economy-wise.Rosário, PedroMagalhães, PaulaUniversidade do MinhoBastião, Raquel Sampaio20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64536por202374955info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:26.321680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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