A felicidade organizacional e a comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Ana Carolina da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/148242
Resumo: Cada vez mais as organizações compreendem que uma comunicação eficaz, a todos os níveis, pode influenciar o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores. Por este motivo, estas têm alterado o modo como olham e como se relacionam com o seu público interno, utilizando a comunicação como uma ferramenta essencial e indispensável para a obtenção, do sucesso empresarial mas, também, para motivar, integrar, informar e cuidar dos seus colaboradores. As organizações são feitas de e para pessoas, por isso é fundamental que estas se sintam felizes no local de trabalho. Neste sentido, a comunicação interna adquire um novo sentido tornando-se pertinente compreender qual o seu papel para além de informar e como é que as organizações podem utilizá-la para construir um clima organizacional favorável e estimular uma cultura benéfica para todos os colaboradores. Este trabalho inclui, uma revisão da literatura sobre a temática, com foco nos conceitos comunicação interna e felicidade organizacional. O objetivo é compreender as estratégias e práticas de comunicação interna e, também, a prioridade que é dada à felicidade na organização, através da metodologia de estudo de caso na agência de publicidade FCB Lisboa. E, espera-se que este trabalho possa contribuir para o crescimento desta área de investigação e ajude, não só as agências de publicidade, mas também as organizações em geral, a perceber que a comunicação interna não se limita apenas à divulgação de informação e a ter em conta que o recurso mais importante de uma empresa são os seus colaboradores.
id RCAP_ec9194eeacd21cb04428297f28102a40
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/148242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A felicidade organizacional e a comunicação internaComunicação internaFelicidade organizacionalComunicação organizacionalColaboradoresEstudo de casoInternal communicationOrganizational happinessEmployeesCase studyOrganizational communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCada vez mais as organizações compreendem que uma comunicação eficaz, a todos os níveis, pode influenciar o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores. Por este motivo, estas têm alterado o modo como olham e como se relacionam com o seu público interno, utilizando a comunicação como uma ferramenta essencial e indispensável para a obtenção, do sucesso empresarial mas, também, para motivar, integrar, informar e cuidar dos seus colaboradores. As organizações são feitas de e para pessoas, por isso é fundamental que estas se sintam felizes no local de trabalho. Neste sentido, a comunicação interna adquire um novo sentido tornando-se pertinente compreender qual o seu papel para além de informar e como é que as organizações podem utilizá-la para construir um clima organizacional favorável e estimular uma cultura benéfica para todos os colaboradores. Este trabalho inclui, uma revisão da literatura sobre a temática, com foco nos conceitos comunicação interna e felicidade organizacional. O objetivo é compreender as estratégias e práticas de comunicação interna e, também, a prioridade que é dada à felicidade na organização, através da metodologia de estudo de caso na agência de publicidade FCB Lisboa. E, espera-se que este trabalho possa contribuir para o crescimento desta área de investigação e ajude, não só as agências de publicidade, mas também as organizações em geral, a perceber que a comunicação interna não se limita apenas à divulgação de informação e a ter em conta que o recurso mais importante de uma empresa são os seus colaboradores.More and more organizations understand that effective communication at all levels can influence the well-being, quality of life and happiness of employees. For this reason, they have changed the way they look at them and how they relate to their internal audience, using communication as an essential and vital tool for achieving not only business success, but also to motivate, integrate, inform and care for their employees. Organizations are made by and for people, so it is critical that they feel happy at their workplace. Thus, internal communication acquires a new meaning, becoming pertinent and relevant to understand what its role is, as well as to inform, and how organizations can use it to build an advantageous organizational climate and stimulate a culture which aims to be suitable to all employees. This paper embodies a review of the literature on the subject, focusing on the concepts of internal communication and organizational happiness. The goal is to perceive the strategies and practices of internal communication, and the priority that is given to happiness in the organization, through the case study methodology at the advertising agency ‘FCB Lisboa’. Therefore, it is expected that this work can contribute to the increase of this area of research and help not only advertising agencies, but also organizations in general, to realize that internal communication is not limited only to the dissemination of information, and it takes into account the most important resource / asset of a company: its own employees.Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira daRUNMata, Ana Carolina da Costa2023-01-27T17:32:54Z2022-09-282022-03-242022-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148242TID:203074700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:29:39Zoai:run.unl.pt:10362/148242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:17.680785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A felicidade organizacional e a comunicação interna
title A felicidade organizacional e a comunicação interna
spellingShingle A felicidade organizacional e a comunicação interna
Mata, Ana Carolina da Costa
Comunicação interna
Felicidade organizacional
Comunicação organizacional
Colaboradores
Estudo de caso
Internal communication
Organizational happiness
Employees
Case study
Organizational communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A felicidade organizacional e a comunicação interna
title_full A felicidade organizacional e a comunicação interna
title_fullStr A felicidade organizacional e a comunicação interna
title_full_unstemmed A felicidade organizacional e a comunicação interna
title_sort A felicidade organizacional e a comunicação interna
author Mata, Ana Carolina da Costa
author_facet Mata, Ana Carolina da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Ana Carolina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Felicidade organizacional
Comunicação organizacional
Colaboradores
Estudo de caso
Internal communication
Organizational happiness
Employees
Case study
Organizational communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação interna
Felicidade organizacional
Comunicação organizacional
Colaboradores
Estudo de caso
Internal communication
Organizational happiness
Employees
Case study
Organizational communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Cada vez mais as organizações compreendem que uma comunicação eficaz, a todos os níveis, pode influenciar o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores. Por este motivo, estas têm alterado o modo como olham e como se relacionam com o seu público interno, utilizando a comunicação como uma ferramenta essencial e indispensável para a obtenção, do sucesso empresarial mas, também, para motivar, integrar, informar e cuidar dos seus colaboradores. As organizações são feitas de e para pessoas, por isso é fundamental que estas se sintam felizes no local de trabalho. Neste sentido, a comunicação interna adquire um novo sentido tornando-se pertinente compreender qual o seu papel para além de informar e como é que as organizações podem utilizá-la para construir um clima organizacional favorável e estimular uma cultura benéfica para todos os colaboradores. Este trabalho inclui, uma revisão da literatura sobre a temática, com foco nos conceitos comunicação interna e felicidade organizacional. O objetivo é compreender as estratégias e práticas de comunicação interna e, também, a prioridade que é dada à felicidade na organização, através da metodologia de estudo de caso na agência de publicidade FCB Lisboa. E, espera-se que este trabalho possa contribuir para o crescimento desta área de investigação e ajude, não só as agências de publicidade, mas também as organizações em geral, a perceber que a comunicação interna não se limita apenas à divulgação de informação e a ter em conta que o recurso mais importante de uma empresa são os seus colaboradores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
2022-03-24
2022-09-28T00:00:00Z
2023-01-27T17:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/148242
TID:203074700
url http://hdl.handle.net/10362/148242
identifier_str_mv TID:203074700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138123802738688