Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Afonso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10226
Resumo: Nas últimas décadas, o desporto, pelas emoções que transmite ao público em geral e pelo destaque que tem vindo a crescer por parte dos media teve que apostar em recursos humanos especializados para se tornasse num setor cada vez mais atrativo. O sector do marketing, nos dias de hoje, tornou-se por isso fundamental para o aumento da notoriedade não só dos grandes clubes desportivos como também o dos pequenos. Neste contexto, o meu trabalho desenvolveu- se no Leixões Sport Club, mais propriamente na secção da natação, que na ausência de um Departamento de Marketing me motivou à criação do mesmo elaborando um plano de marketing. Para a realização deste projecto tive em consideração duas vertentes que se complementam: - a teórica onde foi realizada uma pesquisa exaustiva de vários especialistas da área sobre o tema em questão. - a prática, feita no Leixões Sport Club - secção da natação, com a criação de um Plano de Marketing depois de ter sido feita uma análise Swot que engloba a análise interna e a análise externa e definidas as estratégias a adoptar para o desenvolvimento deste clube desportivo. Para a realização da parte prática deste projeto, tendo em vista a recolha de informação mais próxima da realidade foram utilizados vários métodos qualitativos: - entrevistas a elementos com vasta experiência nesta área: um dirigente desportivo e treinadores deste Clube Desportivo. - análise de dados secundários que permitiram a melhor compreensão do tema. As estratégias a implementar após a análise Swot que parecem revitalizar o clube quer em termos sociais e económicos são as seguintes: - a angariação de atletas através aulas de educação física; - a angariação patrocinadores (sócio benemérito); - aumento da visibilidade através redes sociais/web sit; - organização de torneios. Com a implementação destas acções espera-se que haja um aumento em 5% no número de atletas e consequentemente um aumento de 10% nas receitas obtidas pela secção de natação do Leixões Sport Club. Com estes resultados conseguimos ter um crescimento do clube desportivo, não só a nível de recursos financeiros, mas também a nível social.
id RCAP_ec9ae387705f6a0df827a1ff9c2e6c5f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing do Leixões Sport Club secção NataçãoPlano de marketingMarketing desportivoNataçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNas últimas décadas, o desporto, pelas emoções que transmite ao público em geral e pelo destaque que tem vindo a crescer por parte dos media teve que apostar em recursos humanos especializados para se tornasse num setor cada vez mais atrativo. O sector do marketing, nos dias de hoje, tornou-se por isso fundamental para o aumento da notoriedade não só dos grandes clubes desportivos como também o dos pequenos. Neste contexto, o meu trabalho desenvolveu- se no Leixões Sport Club, mais propriamente na secção da natação, que na ausência de um Departamento de Marketing me motivou à criação do mesmo elaborando um plano de marketing. Para a realização deste projecto tive em consideração duas vertentes que se complementam: - a teórica onde foi realizada uma pesquisa exaustiva de vários especialistas da área sobre o tema em questão. - a prática, feita no Leixões Sport Club - secção da natação, com a criação de um Plano de Marketing depois de ter sido feita uma análise Swot que engloba a análise interna e a análise externa e definidas as estratégias a adoptar para o desenvolvimento deste clube desportivo. Para a realização da parte prática deste projeto, tendo em vista a recolha de informação mais próxima da realidade foram utilizados vários métodos qualitativos: - entrevistas a elementos com vasta experiência nesta área: um dirigente desportivo e treinadores deste Clube Desportivo. - análise de dados secundários que permitiram a melhor compreensão do tema. As estratégias a implementar após a análise Swot que parecem revitalizar o clube quer em termos sociais e económicos são as seguintes: - a angariação de atletas através aulas de educação física; - a angariação patrocinadores (sócio benemérito); - aumento da visibilidade através redes sociais/web sit; - organização de torneios. Com a implementação destas acções espera-se que haja um aumento em 5% no número de atletas e consequentemente um aumento de 10% nas receitas obtidas pela secção de natação do Leixões Sport Club. Com estes resultados conseguimos ter um crescimento do clube desportivo, não só a nível de recursos financeiros, mas também a nível social.Sá, DanielRepositório ComumOliveira, Afonso2015-11-11T17:18:05Z2015-09-08T00:00:00Z2015-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10226201136953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:54.952226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
title Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
spellingShingle Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
Oliveira, Afonso
Plano de marketing
Marketing desportivo
Natação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
title_full Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
title_fullStr Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
title_full_unstemmed Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
title_sort Plano de marketing do Leixões Sport Club secção Natação
author Oliveira, Afonso
author_facet Oliveira, Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Daniel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Marketing desportivo
Natação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Plano de marketing
Marketing desportivo
Natação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Nas últimas décadas, o desporto, pelas emoções que transmite ao público em geral e pelo destaque que tem vindo a crescer por parte dos media teve que apostar em recursos humanos especializados para se tornasse num setor cada vez mais atrativo. O sector do marketing, nos dias de hoje, tornou-se por isso fundamental para o aumento da notoriedade não só dos grandes clubes desportivos como também o dos pequenos. Neste contexto, o meu trabalho desenvolveu- se no Leixões Sport Club, mais propriamente na secção da natação, que na ausência de um Departamento de Marketing me motivou à criação do mesmo elaborando um plano de marketing. Para a realização deste projecto tive em consideração duas vertentes que se complementam: - a teórica onde foi realizada uma pesquisa exaustiva de vários especialistas da área sobre o tema em questão. - a prática, feita no Leixões Sport Club - secção da natação, com a criação de um Plano de Marketing depois de ter sido feita uma análise Swot que engloba a análise interna e a análise externa e definidas as estratégias a adoptar para o desenvolvimento deste clube desportivo. Para a realização da parte prática deste projeto, tendo em vista a recolha de informação mais próxima da realidade foram utilizados vários métodos qualitativos: - entrevistas a elementos com vasta experiência nesta área: um dirigente desportivo e treinadores deste Clube Desportivo. - análise de dados secundários que permitiram a melhor compreensão do tema. As estratégias a implementar após a análise Swot que parecem revitalizar o clube quer em termos sociais e económicos são as seguintes: - a angariação de atletas através aulas de educação física; - a angariação patrocinadores (sócio benemérito); - aumento da visibilidade através redes sociais/web sit; - organização de torneios. Com a implementação destas acções espera-se que haja um aumento em 5% no número de atletas e consequentemente um aumento de 10% nas receitas obtidas pela secção de natação do Leixões Sport Club. Com estes resultados conseguimos ter um crescimento do clube desportivo, não só a nível de recursos financeiros, mas também a nível social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11T17:18:05Z
2015-09-08T00:00:00Z
2015-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10226
201136953
url http://hdl.handle.net/10400.26/10226
identifier_str_mv 201136953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130005789212672