Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Figueiredo Salgueiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50153
Resumo: O presente projeto foi realizado no âmbito do estágio na organização desportiva Leixões Sport Club, durante este período foi possível identificar um clube que apresentava grandes lacunas estratégicas, não tendo qualquer tipo de planeamento de marketing ou objetivos delineados. Nesse sentido, este projeto procura desenvolver a estratégia de marketing do clube através da realização dum plano de marketing, começando por um processo de análise extenso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, utilizando análise e observação dos vastos documentos disponibilizados pelo clube. Estes documento incluem ficheiros internos, informações provenientes de membros da estrutura e dados recolhidos através do período de estágio, visando obter uma imagem concreta do clube. O Leixões apresenta dificuldades a nível administrativo, que se refletem em problemas financeiros e de recursos humanos, no entanto revela ainda uma massa adepta ativa e uma notoriedade muito significativa na região de Matosinhos. O processo de análise externa procurou identificar as oportunidades presentes no ambiente envolvente do clube, de modo que a organização possa devidamente capitalizar no facto de Matosinhos ser o oitavo município nacional com mais empresas e o nono município com mais jovens, tendo ainda cerca de 215 mil surfistas, estrangeiros e locais, que se deslocam anualmente à sua praia. Esta extensa análise permitiu a definição dos objetivos estratégicos de marketing do clube, focando-se em três principais pontos, o aumento e rejuvenescimento da massa associativa, de modo a suportar um futuro sustentável do clube, o aumento das receitas, fruto duma capitalização eficaz das oportunidades do seu meio e o desenvolvimento da sua comunicação digital, que visa aproximar o clube do consumidor desportivo. Para o alcance destes objetivos foi definida uma estratégia, que pretende posicionar o Leixões como um clube renovado e com uma direção estratégica devidamente definida, mas acima de tudo, procura ser um clube enraizado nos seus valores de união e a família, diferenciando-se dos seus concorrentes a nível nacional pela relação próxima e personalizada que tem com os leixonenses.
id RCAP_4e7eeac43c4bbd58d8c8d512ddaa23b0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport ClubPlano de marketing desportivoConsumidor desportivoComunicação digitalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente projeto foi realizado no âmbito do estágio na organização desportiva Leixões Sport Club, durante este período foi possível identificar um clube que apresentava grandes lacunas estratégicas, não tendo qualquer tipo de planeamento de marketing ou objetivos delineados. Nesse sentido, este projeto procura desenvolver a estratégia de marketing do clube através da realização dum plano de marketing, começando por um processo de análise extenso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, utilizando análise e observação dos vastos documentos disponibilizados pelo clube. Estes documento incluem ficheiros internos, informações provenientes de membros da estrutura e dados recolhidos através do período de estágio, visando obter uma imagem concreta do clube. O Leixões apresenta dificuldades a nível administrativo, que se refletem em problemas financeiros e de recursos humanos, no entanto revela ainda uma massa adepta ativa e uma notoriedade muito significativa na região de Matosinhos. O processo de análise externa procurou identificar as oportunidades presentes no ambiente envolvente do clube, de modo que a organização possa devidamente capitalizar no facto de Matosinhos ser o oitavo município nacional com mais empresas e o nono município com mais jovens, tendo ainda cerca de 215 mil surfistas, estrangeiros e locais, que se deslocam anualmente à sua praia. Esta extensa análise permitiu a definição dos objetivos estratégicos de marketing do clube, focando-se em três principais pontos, o aumento e rejuvenescimento da massa associativa, de modo a suportar um futuro sustentável do clube, o aumento das receitas, fruto duma capitalização eficaz das oportunidades do seu meio e o desenvolvimento da sua comunicação digital, que visa aproximar o clube do consumidor desportivo. Para o alcance destes objetivos foi definida uma estratégia, que pretende posicionar o Leixões como um clube renovado e com uma direção estratégica devidamente definida, mas acima de tudo, procura ser um clube enraizado nos seus valores de união e a família, diferenciando-se dos seus concorrentes a nível nacional pela relação próxima e personalizada que tem com os leixonenses.Sá, DanielRepositório ComumFerreira, Tiago Figueiredo Salgueiro2024-03-05T10:01:35Z2024-02-202024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50153TID:203541766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T16:03:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:42.957360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
title Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
spellingShingle Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
Ferreira, Tiago Figueiredo Salgueiro
Plano de marketing desportivo
Consumidor desportivo
Comunicação digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
title_full Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
title_fullStr Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
title_full_unstemmed Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
title_sort Desenvolvimento da estratégia de marketing do Leixões Sport Club
author Ferreira, Tiago Figueiredo Salgueiro
author_facet Ferreira, Tiago Figueiredo Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Daniel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Figueiredo Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing desportivo
Consumidor desportivo
Comunicação digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Plano de marketing desportivo
Consumidor desportivo
Comunicação digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente projeto foi realizado no âmbito do estágio na organização desportiva Leixões Sport Club, durante este período foi possível identificar um clube que apresentava grandes lacunas estratégicas, não tendo qualquer tipo de planeamento de marketing ou objetivos delineados. Nesse sentido, este projeto procura desenvolver a estratégia de marketing do clube através da realização dum plano de marketing, começando por um processo de análise extenso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, utilizando análise e observação dos vastos documentos disponibilizados pelo clube. Estes documento incluem ficheiros internos, informações provenientes de membros da estrutura e dados recolhidos através do período de estágio, visando obter uma imagem concreta do clube. O Leixões apresenta dificuldades a nível administrativo, que se refletem em problemas financeiros e de recursos humanos, no entanto revela ainda uma massa adepta ativa e uma notoriedade muito significativa na região de Matosinhos. O processo de análise externa procurou identificar as oportunidades presentes no ambiente envolvente do clube, de modo que a organização possa devidamente capitalizar no facto de Matosinhos ser o oitavo município nacional com mais empresas e o nono município com mais jovens, tendo ainda cerca de 215 mil surfistas, estrangeiros e locais, que se deslocam anualmente à sua praia. Esta extensa análise permitiu a definição dos objetivos estratégicos de marketing do clube, focando-se em três principais pontos, o aumento e rejuvenescimento da massa associativa, de modo a suportar um futuro sustentável do clube, o aumento das receitas, fruto duma capitalização eficaz das oportunidades do seu meio e o desenvolvimento da sua comunicação digital, que visa aproximar o clube do consumidor desportivo. Para o alcance destes objetivos foi definida uma estratégia, que pretende posicionar o Leixões como um clube renovado e com uma direção estratégica devidamente definida, mas acima de tudo, procura ser um clube enraizado nos seus valores de união e a família, diferenciando-se dos seus concorrentes a nível nacional pela relação próxima e personalizada que tem com os leixonenses.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05T10:01:35Z
2024-02-20
2024-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50153
TID:203541766
url http://hdl.handle.net/10400.26/50153
identifier_str_mv TID:203541766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790583111680