Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choupina, Celda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, José António, Baptista, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10561
Resumo: Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos.
id RCAP_eca67509663b49c64be952dd2a8ee8ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do portuguêsFamília de palavrasRedes lexicaisLinguística aplicadaSe partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaChoupina, CeldaCosta, José AntónioBaptista, Adriana2020-02-21T15:36:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:08.888095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
title Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
spellingShingle Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
Choupina, Celda
Família de palavras
Redes lexicais
Linguística aplicada
title_short Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
title_full Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
title_fullStr Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
title_full_unstemmed Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
title_sort Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
author Choupina, Celda
author_facet Choupina, Celda
Costa, José António
Baptista, Adriana
author_role author
author2 Costa, José António
Baptista, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Choupina, Celda
Costa, José António
Baptista, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Família de palavras
Redes lexicais
Linguística aplicada
topic Família de palavras
Redes lexicais
Linguística aplicada
description Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2020-02-21T15:36:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10561
url http://hdl.handle.net/10400.22/10561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491860533248