Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10561 |
Resumo: | Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos. |
id |
RCAP_eca67509663b49c64be952dd2a8ee8ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do portuguêsFamília de palavrasRedes lexicaisLinguística aplicadaSe partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaChoupina, CeldaCosta, José AntónioBaptista, Adriana2020-02-21T15:36:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:08.888095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
title |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
spellingShingle |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português Choupina, Celda Família de palavras Redes lexicais Linguística aplicada |
title_short |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
title_full |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
title_fullStr |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
title_full_unstemmed |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
title_sort |
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português |
author |
Choupina, Celda |
author_facet |
Choupina, Celda Costa, José António Baptista, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Costa, José António Baptista, Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Choupina, Celda Costa, José António Baptista, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família de palavras Redes lexicais Linguística aplicada |
topic |
Família de palavras Redes lexicais Linguística aplicada |
description |
Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2020-02-21T15:36:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10561 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491860533248 |