Desenho de Plataforma para Educação Intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Maria Cristina Calacio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109018
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_ecc3bd08d5b4e930689a1ec59d0e9287
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho de Plataforma para Educação InterculturalPlatform Design for Intercultural EducationEducação InterculturalInclusão SocialRedução DesigualdadesIntercultural EducationSocial InclusionReduce InequalitiesTrabalho de Projeto do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste Trabalho de Projeto tem como objetivo o desenho de uma plataforma de educação inclusiva e intercultural a chamar-se Projeto Social Escola Olodum: Educação Intercultural. A finalidade da plataforma é disponibilizar recursos didáticos já produzidos para formar e disseminar conhecimento sobre educação intercultural para o universo dos profissionais da área educacional e para a comunidade, em geral. O desenho da plataforma visa atender um carecimento específico da organização Olodum, a partir das suas necessidades locais e urgência em estabelecer diálogos na construção de estratégias aliadas às ferramentas digitais e transferência do conhecimento. A proposta do trabalho também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa assegurar uma educação de qualidade e inclusiva ao impulsionar um conjunto de oportunidades no processo de aprendizagem ao longo da vida. No Brasil, Salvador, é urgente criar ferramentas e didáticas que visam apoiar professores e gestores de escolas, visto a enorme desigualdade no aspecto educacional entre homens brancos e negros. Neste trabalho, é abordado o cenário do ensino brasileiro e as demandas de novos formatos e modelos educativos, com viés na educação para as relações étnicorraciais e nos processos de ensino da história e também das cultura afro-brasileira e africanas. Também apresenta todas as etapas do desenho da plataforma, mostrando como ela propõe promover o conhecimento sobre a educação intercultural, ao disponibilizar poderosos recursos, em diversos formatos (vídeos, textos, jogos, oficinas, cursos online) e, assim, atrair todos, na busca pelo conhecimento e diversidade humana.This Project Work aims to design an inclusive and intercultural education platform to be called Projeto Social Escola Olodum: Educação Intercultural. The purpose of the platform is to provide didactic resources already produced to form and disseminate knowledge about intercultural education for the universe of professionals in the educational area and the community in general. The platform's design aims to meet a specific need of the Olodum organization based on its local needs and the urgency to establish dialogues in the construction of strategies combined with digital tools and knowledge transfer. The work proposal also meets the Sustainable Development Goals (SDGs), which aims to ensure quality and inclusive education by boosting a set of opportunities in the lifelong learning process. In Brazil, Salvador it is urgent to create tools and didactics that aim to support teachers and school managers, given the enormous inequality in the educational aspect between white and black men. This work addresses the scenario of Brazilian education and the demands for new formats and educational models with a bias towards the education of ethnic-racial relations and the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture. It also presents all stages of the platform design and how it proposes to promote knowledge about intercultural education by making powerful resources available in different formats; videos, texts, games, workshops, online courses and thus attract everyone in the search for knowledge and human diversity.2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109018http://hdl.handle.net/10316/109018TID:203357876porGandra, Maria Cristina Calacioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:01:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:14.346362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
Platform Design for Intercultural Education
title Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
spellingShingle Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
Gandra, Maria Cristina Calacio
Educação Intercultural
Inclusão Social
Redução Desigualdades
Intercultural Education
Social Inclusion
Reduce Inequalities
title_short Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
title_full Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
title_fullStr Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
title_full_unstemmed Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
title_sort Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
author Gandra, Maria Cristina Calacio
author_facet Gandra, Maria Cristina Calacio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Maria Cristina Calacio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intercultural
Inclusão Social
Redução Desigualdades
Intercultural Education
Social Inclusion
Reduce Inequalities
topic Educação Intercultural
Inclusão Social
Redução Desigualdades
Intercultural Education
Social Inclusion
Reduce Inequalities
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109018
http://hdl.handle.net/10316/109018
TID:203357876
url http://hdl.handle.net/10316/109018
identifier_str_mv TID:203357876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135225155584