Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/323 |
Resumo: | Este artigo procura analisar o surgimento da educação intercultural no sistema educacional brasileiro. Primeiro, sintetizamos o debate internacional no campo da educação intercultural. Em segundo lugar, buscamos traçar o desenvolvimento das relações interétnicas no Brasil. Descreve-se o pesado legado de escravidão e colonização. Em seguida, o artigo trata das medidas legislativas recentemente aprovadas com o propósito de incentivar a inclusão da diversidade cultural na educação. Finalmente, o texto foca nas abordagens interculturais presentes na formação e no exercício profissional dos professores. O exemplo brasileiro é interessantepois se caracteriza tanto pelo conservadorismo contínuo que impede a legitimidade intercultural nas escolas quanto, ao mesmo tempo, por um profundo debate sobre identidades culturais e a necessidade de levar todas as desigualdades históricas em consideração. |
id |
CENPEC-1_5439ee21a85f59aa253a1a9c079ab950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/323 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicaisIntercultural education in Brazil: between conservatism and radical transformationsEducação intercultural. Relações étnicas. Desigualdades. Currículo.Intercultural education. Ethnic relations. Inequalities. Curriculum.Este artigo procura analisar o surgimento da educação intercultural no sistema educacional brasileiro. Primeiro, sintetizamos o debate internacional no campo da educação intercultural. Em segundo lugar, buscamos traçar o desenvolvimento das relações interétnicas no Brasil. Descreve-se o pesado legado de escravidão e colonização. Em seguida, o artigo trata das medidas legislativas recentemente aprovadas com o propósito de incentivar a inclusão da diversidade cultural na educação. Finalmente, o texto foca nas abordagens interculturais presentes na formação e no exercício profissional dos professores. O exemplo brasileiro é interessantepois se caracteriza tanto pelo conservadorismo contínuo que impede a legitimidade intercultural nas escolas quanto, ao mesmo tempo, por um profundo debate sobre identidades culturais e a necessidade de levar todas as desigualdades históricas em consideração.This article attempts to analyse the emergence of intercultural education in the Brazilian educational system. First, we summarize the debate on international convergence in intercultural education. Second, we try to trace the development of interethnic relations in Brazil. The heavy legacy of slavery and colonization will be described. Then, the article addresses recently approved legislative measures to encourage the inclusion of cultural diversity in education. Finally, the text focuses on intercultural approaches in the training and work of teachers. The Brazilian example is interesting because it is characterized by both ongoing conservatism preventing intercultural legitimacy in schools but, at the same time, a profound debate about cultural identities and the need to take all historical inequalities into account.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAkkari, Abdeljalil2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/32310.18676/cadernoscenpec.v5i1.323Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015)Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/323/322info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:30:57Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/323Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:30:57Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais Intercultural education in Brazil: between conservatism and radical transformations |
title |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
spellingShingle |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais Akkari, Abdeljalil Educação intercultural. Relações étnicas. Desigualdades. Currículo. Intercultural education. Ethnic relations. Inequalities. Curriculum. |
title_short |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
title_full |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
title_fullStr |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
title_full_unstemmed |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
title_sort |
Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais |
author |
Akkari, Abdeljalil |
author_facet |
Akkari, Abdeljalil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akkari, Abdeljalil |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural. Relações étnicas. Desigualdades. Currículo. Intercultural education. Ethnic relations. Inequalities. Curriculum. |
topic |
Educação intercultural. Relações étnicas. Desigualdades. Currículo. Intercultural education. Ethnic relations. Inequalities. Curriculum. |
description |
Este artigo procura analisar o surgimento da educação intercultural no sistema educacional brasileiro. Primeiro, sintetizamos o debate internacional no campo da educação intercultural. Em segundo lugar, buscamos traçar o desenvolvimento das relações interétnicas no Brasil. Descreve-se o pesado legado de escravidão e colonização. Em seguida, o artigo trata das medidas legislativas recentemente aprovadas com o propósito de incentivar a inclusão da diversidade cultural na educação. Finalmente, o texto foca nas abordagens interculturais presentes na formação e no exercício profissional dos professores. O exemplo brasileiro é interessantepois se caracteriza tanto pelo conservadorismo contínuo que impede a legitimidade intercultural nas escolas quanto, ao mesmo tempo, por um profundo debate sobre identidades culturais e a necessidade de levar todas as desigualdades históricas em consideração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/323 10.18676/cadernoscenpec.v5i1.323 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/323 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v5i1.323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/323/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 1 (2015) Cadernos Cenpec; v. 5, n. 1 (2015) 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v5i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072193630208 |