Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Álvaro Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18878
Resumo: A investigação que fundamenta este relatório tem como suporte concetual as linhas que defendem que a diferenciação pedagógica representa uma forma de valorizar e motivar a criança para a aprendizagem, envolvendo-a e apoiando-a na procura de conhecimentos. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, que decorreu de novembro de 2016 a maio de 2017, tendo como atores centrais três grupos de crianças: um de creche, com um grupo de crianças, dos três aos doze meses, de educação pré-escolar, com três anos de idade, e outro de 1.º ciclo do ensino básico, com 9 anos de idade. O estudo centra-se no papel do educador (estagiário), enquanto diferenciador, motivador e desafiador das crianças, e na tentativa de adequar as suas práticas aos grupos, de modo a conseguir apoiar cada criança na sua individualidade, ritmo e especificidade cultural. Assenta numa conceção metodológica que possibilita a articulação de abordagens de matriz quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados. Os dados foram recolhidos por diferentes técnicas e instrumentos, que incluem notas de campo e gravação vídeo da ação educativa, para avaliar o desempenho do educador (neste caso, o empenhamento do estagiário). Foi, também, utilizada a escala de empenhamento do adulto, com os procedimentos descritos no Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Dos resultados emerge a necessária aprendizagem das interações do educador/professor em formação, no sentido de potenciar de forma mais intencional a diferenciação pedagógica, o questionamento e o desafio oportunos.
id RCAP_ecc65979b1f7c29d1590207da41ed157
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDiferenciação pedagógicaEducação de infância1.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA investigação que fundamenta este relatório tem como suporte concetual as linhas que defendem que a diferenciação pedagógica representa uma forma de valorizar e motivar a criança para a aprendizagem, envolvendo-a e apoiando-a na procura de conhecimentos. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, que decorreu de novembro de 2016 a maio de 2017, tendo como atores centrais três grupos de crianças: um de creche, com um grupo de crianças, dos três aos doze meses, de educação pré-escolar, com três anos de idade, e outro de 1.º ciclo do ensino básico, com 9 anos de idade. O estudo centra-se no papel do educador (estagiário), enquanto diferenciador, motivador e desafiador das crianças, e na tentativa de adequar as suas práticas aos grupos, de modo a conseguir apoiar cada criança na sua individualidade, ritmo e especificidade cultural. Assenta numa conceção metodológica que possibilita a articulação de abordagens de matriz quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados. Os dados foram recolhidos por diferentes técnicas e instrumentos, que incluem notas de campo e gravação vídeo da ação educativa, para avaliar o desempenho do educador (neste caso, o empenhamento do estagiário). Foi, também, utilizada a escala de empenhamento do adulto, com os procedimentos descritos no Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Dos resultados emerge a necessária aprendizagem das interações do educador/professor em formação, no sentido de potenciar de forma mais intencional a diferenciação pedagógica, o questionamento e o desafio oportunos.This research supporting this report is based on approaches that defend that pedagogic differentiation is a way of valuing and motivating children for learning, involving and supporting them in the search for knowledge. The study was developed within the framework of the supervised teaching practice, which ran from October 2016 to May 2017, with three groups of children: one group of nursery with twelve months, other group of preschoolers with three years old and another group of children from elementary, with 9 years old. The study focuses on the role of the educator (trainee) as a differentiator, motivator and challenger of children, and in the attempt to tailor his practices to the groups, in order to support each child in their individuality, rhythm and cultural specificity. It is a mixed quantitative and qualitative research, since both kinds of data arise. This data, was collected through different techniques and instruments, including field notes and video recording of the educational action to evaluate the educator's performance (in this case, the trainee's engagement). The adult engagement scale was also used, with the procedures described in the Effective Early Learning Project. The results highlight the necessary learning of the interactions of the educator/teacher in formation, towards the intentional potentiation of the pedagogical differentiation, the questioning and the opportune challenges.Mesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBMartins, João Álvaro Sousa2019-02-12T15:44:25Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18878TID:201837234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:08.292872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Martins, João Álvaro Sousa
Diferenciação pedagógica
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, João Álvaro Sousa
author_facet Martins, João Álvaro Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Álvaro Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diferenciação pedagógica
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A investigação que fundamenta este relatório tem como suporte concetual as linhas que defendem que a diferenciação pedagógica representa uma forma de valorizar e motivar a criança para a aprendizagem, envolvendo-a e apoiando-a na procura de conhecimentos. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, que decorreu de novembro de 2016 a maio de 2017, tendo como atores centrais três grupos de crianças: um de creche, com um grupo de crianças, dos três aos doze meses, de educação pré-escolar, com três anos de idade, e outro de 1.º ciclo do ensino básico, com 9 anos de idade. O estudo centra-se no papel do educador (estagiário), enquanto diferenciador, motivador e desafiador das crianças, e na tentativa de adequar as suas práticas aos grupos, de modo a conseguir apoiar cada criança na sua individualidade, ritmo e especificidade cultural. Assenta numa conceção metodológica que possibilita a articulação de abordagens de matriz quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados. Os dados foram recolhidos por diferentes técnicas e instrumentos, que incluem notas de campo e gravação vídeo da ação educativa, para avaliar o desempenho do educador (neste caso, o empenhamento do estagiário). Foi, também, utilizada a escala de empenhamento do adulto, com os procedimentos descritos no Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Dos resultados emerge a necessária aprendizagem das interações do educador/professor em formação, no sentido de potenciar de forma mais intencional a diferenciação pedagógica, o questionamento e o desafio oportunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T15:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18878
TID:201837234
url http://hdl.handle.net/10198/18878
identifier_str_mv TID:201837234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352101797888