Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Marisa da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8887
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ecdef289e8833f267256ff05beef9baf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca LovelabPlano de Social Media MarketingPlaneamento Estratégico em Social MediaSocial Media MarketingIndústria de Wedding DesignRedes SociaisConvites de CasamentoSocial Media Marketing PlanSocial MediaWedding Designwedding invitationsMestrado em MarketingO presente trabalho de projeto teve como objetivo a elaboração de um plano de social media marketing para a marca LoveLab, e a exploração da importância e da mais-valia de ter uma presença online integrada. A LoveLab é uma marca que está associada à conceção e produção de convites e outras pecas gráficas para casamentos, sendo uma marca com uma comunicação dirigida exclusivamente a plataformas de social media. Para alcançar este objectivo procedeu-se à recolha de dados primários através de uma entrevista simultânea e semiestruturada à diretora criativa da marca e a um consultor externo de marketing digital. Utilizou-se adicionalmente um focus group com noivas e mulheres recém-casadas e foi efetuada uma análise de conteúdo às menções à marca LoveLab e às marcas dos principais concorrentes ocorridas em plataformas de social media. Em paralelo, procedeu-se à recolha de dados secundários, permitindo a obtenção das restantes informações relevantes para a elaboração de um plano. A análise destes dados permitiu a identificação dos pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças do ambiente de social media da marca. A informação recolhida permitiu ainda a caracterização do segmento-alvo relativamente aos interesses, atividades e gostos online, levando à identificação das plataformas de social media consideradas mais relevantes pelo público-alvo. O plano de social media marketing realizado inclui propostas para a gestão relativamente à presença da marca nas plataformas de social media, em termos de identificação de objetivos, definição da estratégia, caracterização do público-alvo, e apresentação de táticas para as diversas plataformas selecionadas.This research project intends the development of a social media marketing plan for the brand LoveLab, and the exploration of the importance and added value of having an integrated online presence. LoveLab is the company's brand Claim that is associated with the design and production of invitations and other graphic pieces for weddings, being a brand with a communication addressed exclusively to social media platforms. To achieve this goal one collected primary data through semi-structured and simultaneous interviews to the creative director of the brand and to an external consultant on digital marketing. Additionally one used a focus group with brides and newly married women. Also a content analysis of references to the LoveLab brand and the brands of major competitors occurring in social media platforms was performed. Collection of secondary data also was ensured, for the gathering of other relevant information for the preparation of a plan. Analysis of these data allowed the identification of strengths and weaknesses as well the opportunities and threats of social media brand environment. The information collected also allowed the characterization of the target segment in relation to interests, activities and habits online, leading to the identification of social media platforms considered most relevant by the target audience. The present plan includes proposals for the management related to the presence of the brand in social media platforms, defining goals, strategies, characterization of the target audience, and presentation of the various tactics for selected platforms.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaNobre, Marisa da Costa2015-07-03T08:11:15Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8887porNobre, Marisa da Costa (2014). "Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:46.133271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
title Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
spellingShingle Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
Nobre, Marisa da Costa
Plano de Social Media Marketing
Planeamento Estratégico em Social Media
Social Media Marketing
Indústria de Wedding Design
Redes Sociais
Convites de Casamento
Social Media Marketing Plan
Social Media
Wedding Design
wedding invitations
title_short Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
title_full Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
title_fullStr Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
title_full_unstemmed Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
title_sort Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
author Nobre, Marisa da Costa
author_facet Nobre, Marisa da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Marisa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Social Media Marketing
Planeamento Estratégico em Social Media
Social Media Marketing
Indústria de Wedding Design
Redes Sociais
Convites de Casamento
Social Media Marketing Plan
Social Media
Wedding Design
wedding invitations
topic Plano de Social Media Marketing
Planeamento Estratégico em Social Media
Social Media Marketing
Indústria de Wedding Design
Redes Sociais
Convites de Casamento
Social Media Marketing Plan
Social Media
Wedding Design
wedding invitations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-07-03T08:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8887
url http://hdl.handle.net/10400.5/8887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nobre, Marisa da Costa (2014). "Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131038855725056