Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62735 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_ece2b0dacab0a4a1cd25efeb44eafa34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para criançasDevelop scientific knowledge through literature for childrenConhecimento científicoContent-area literacyEducação literáriaLiteraciaLiteratura de potencial receção leitora infantilScientific knowledgeContent-area literacyLiterary educationLiteracyLiterature of potential child reading receptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada “Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças”, ao articular permanentemente a investigação e a intervenção pedagógica, teve como desígnio principal dar resposta à questão “Será possível melhorar o conhecimento científico de crianças a frequentar o Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico através da literatura infantil?”. Para levar a cabo este objetivo, seguiram-se algumas das linhas da metodologia investigação-ação e do design de grupo-único com pré-teste e pós-teste, emergindo daí várias evidências que nos permitem atestar que, de facto, a literatura de potencial receção leitora infantil pode contribuir para a (re)construção de conhecimentos ligados às áreas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica subjacente a este Projeto, com uma duração aproximada de 35 horas, realizou-se num Centro Escolar no Norte do nosso país, com um grupo de 25 crianças a frequentar o último ano da Educação Pré-Escolar e uma turma de 22 alunos a frequentar o 3ºAno do 1ºCiclo do Ensino Básico. No seu decorrer foram tidos em consideração pressupostos inerentes ao conceito de content-area literacy (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) e princípios relacionados com o Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp, 2006), partindo-se assim do álbum narrativo Impossível (Sobral, 2018) e do conto ilustrado O veado florido (Torrado, 2015) para a concretização de algumas atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, com vista ao desenvolvimento de competências literácitas, de competências específicas das ciências e de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e aprendizagem.The project of supervised pedagogical intervention “Develop scientific knowledge through literature for children”, by permanently articulating research and pedagogical intervention, had as major purpose to provide an answer to the question “Is it possible to improve the scientific knowledge of children attending preschool and primary school through children's literature?”. To pursue this goal we followed some of the lines of the research-action methodology and the singlegroup design with pre-test and post-test, emerging from there several evidences that allow us to attesting that, in fact, the literature of potential child reading reception can contribute to the (re)construction of knowledge related to the areas of World Knowledge and the Environment Studies. The pedagogical intervention underlying this project, with an approximate duration of 35 hours, was held in a School Center in the north of our country, with a group of 25 children attending the last year of preschool education and a class of 22 students attending the 3rd year of primary school education. In its course, assumptions inherent to the concept of content-area literacy were taken into consideration (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) and principles related to the Literature-Based Reading Program (Yopp & Yopp, 2006), starting from the narrative album Impossible (Sobral, 2018) and the illustrated tale The Flowered Deer (Torrado, 2015) for the realization of some pre-reading, reading and post-reading activities, to improve the development of literacy competences, science-specific competences and competences transversal to all areas of development and learning.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoCarvalho, Cátia Vanessa Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62735por202321088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:32.596803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças Develop scientific knowledge through literature for children |
title |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
spellingShingle |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças Carvalho, Cátia Vanessa Silva Conhecimento científico Content-area literacy Educação literária Literacia Literatura de potencial receção leitora infantil Scientific knowledge Content-area literacy Literary education Literacy Literature of potential child reading reception Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
title_full |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
title_fullStr |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
title_full_unstemmed |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
title_sort |
Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
author |
Carvalho, Cátia Vanessa Silva |
author_facet |
Carvalho, Cátia Vanessa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cátia Vanessa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento científico Content-area literacy Educação literária Literacia Literatura de potencial receção leitora infantil Scientific knowledge Content-area literacy Literary education Literacy Literature of potential child reading reception Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento científico Content-area literacy Educação literária Literacia Literatura de potencial receção leitora infantil Scientific knowledge Content-area literacy Literary education Literacy Literature of potential child reading reception Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62735 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202321088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132507887632384 |