Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cátia Vanessa Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62735
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ece2b0dacab0a4a1cd25efeb44eafa34
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver conhecimento científico através da literatura para criançasDevelop scientific knowledge through literature for childrenConhecimento científicoContent-area literacyEducação literáriaLiteraciaLiteratura de potencial receção leitora infantilScientific knowledgeContent-area literacyLiterary educationLiteracyLiterature of potential child reading receptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada “Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças”, ao articular permanentemente a investigação e a intervenção pedagógica, teve como desígnio principal dar resposta à questão “Será possível melhorar o conhecimento científico de crianças a frequentar o Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico através da literatura infantil?”. Para levar a cabo este objetivo, seguiram-se algumas das linhas da metodologia investigação-ação e do design de grupo-único com pré-teste e pós-teste, emergindo daí várias evidências que nos permitem atestar que, de facto, a literatura de potencial receção leitora infantil pode contribuir para a (re)construção de conhecimentos ligados às áreas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica subjacente a este Projeto, com uma duração aproximada de 35 horas, realizou-se num Centro Escolar no Norte do nosso país, com um grupo de 25 crianças a frequentar o último ano da Educação Pré-Escolar e uma turma de 22 alunos a frequentar o 3ºAno do 1ºCiclo do Ensino Básico. No seu decorrer foram tidos em consideração pressupostos inerentes ao conceito de content-area literacy (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) e princípios relacionados com o Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp, 2006), partindo-se assim do álbum narrativo Impossível (Sobral, 2018) e do conto ilustrado O veado florido (Torrado, 2015) para a concretização de algumas atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, com vista ao desenvolvimento de competências literácitas, de competências específicas das ciências e de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e aprendizagem.The project of supervised pedagogical intervention “Develop scientific knowledge through literature for children”, by permanently articulating research and pedagogical intervention, had as major purpose to provide an answer to the question “Is it possible to improve the scientific knowledge of children attending preschool and primary school through children's literature?”. To pursue this goal we followed some of the lines of the research-action methodology and the singlegroup design with pre-test and post-test, emerging from there several evidences that allow us to attesting that, in fact, the literature of potential child reading reception can contribute to the (re)construction of knowledge related to the areas of World Knowledge and the Environment Studies. The pedagogical intervention underlying this project, with an approximate duration of 35 hours, was held in a School Center in the north of our country, with a group of 25 children attending the last year of preschool education and a class of 22 students attending the 3rd year of primary school education. In its course, assumptions inherent to the concept of content-area literacy were taken into consideration (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) and principles related to the Literature-Based Reading Program (Yopp & Yopp, 2006), starting from the narrative album Impossible (Sobral, 2018) and the illustrated tale The Flowered Deer (Torrado, 2015) for the realization of some pre-reading, reading and post-reading activities, to improve the development of literacy competences, science-specific competences and competences transversal to all areas of development and learning.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoCarvalho, Cátia Vanessa Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62735por202321088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:32.596803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
Develop scientific knowledge through literature for children
title Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
spellingShingle Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
Carvalho, Cátia Vanessa Silva
Conhecimento científico
Content-area literacy
Educação literária
Literacia
Literatura de potencial receção leitora infantil
Scientific knowledge
Content-area literacy
Literary education
Literacy
Literature of potential child reading reception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
title_full Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
title_fullStr Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
title_full_unstemmed Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
title_sort Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças
author Carvalho, Cátia Vanessa Silva
author_facet Carvalho, Cátia Vanessa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cátia Vanessa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento científico
Content-area literacy
Educação literária
Literacia
Literatura de potencial receção leitora infantil
Scientific knowledge
Content-area literacy
Literary education
Literacy
Literature of potential child reading reception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento científico
Content-area literacy
Educação literária
Literacia
Literatura de potencial receção leitora infantil
Scientific knowledge
Content-area literacy
Literary education
Literacy
Literature of potential child reading reception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62735
url http://hdl.handle.net/1822/62735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202321088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132507887632384