Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ó, Jorge Ramos do
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Luís Miguel
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6295
Resumo: Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.
id RCAP_ece5254465af2312fd771d367fa9d3ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-BrasilEducação ComparadaHistória da Educação em PortugalOs dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.Educa & Ui&dCERepositório da Universidade de LisboaÓ, Jorge Ramos doCarvalho, Luís Miguel2012-05-14T10:35:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6295porÓ, J. R., & Carvalho, L. M. (2009). Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno: 1880-1960: Estudos comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa & Ui&dCE.9789898272010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.158435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
title Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
spellingShingle Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
Ó, Jorge Ramos do
Educação Comparada
História da Educação em Portugal
title_short Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
title_full Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
title_fullStr Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
title_full_unstemmed Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
title_sort Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
author Ó, Jorge Ramos do
author_facet Ó, Jorge Ramos do
Carvalho, Luís Miguel
author_role author
author2 Carvalho, Luís Miguel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ó, Jorge Ramos do
Carvalho, Luís Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Comparada
História da Educação em Portugal
topic Educação Comparada
História da Educação em Portugal
description Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2012-05-14T10:35:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6295
url http://hdl.handle.net/10451/6295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ó, J. R., & Carvalho, L. M. (2009). Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno: 1880-1960: Estudos comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa & Ui&dCE.
9789898272010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educa & Ui&dCE
publisher.none.fl_str_mv Educa & Ui&dCE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204176367616