Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152
id UFSC_b56166f0e901e1ae616a1a17f8449251
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160495
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em PortugalHistória da educação matemáticaMovimento da matemática modernaEstudo histórico comparativoDisponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152Buscando compreender a propagação inicial do Movimento da Matemática Moderna, no Brasil e em Portugal, o artigo apresenta um estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do referido movimento de dois renomados educadores matemáticos, reconhecidos como pioneiros na modernização da matemática da escola secundária: Osvaldo Sangiorgi, no Brasil, e José Sebastião e Silva, em Portugal. As fontes são constituídas na produção didática dos respectivos difusores do movimento, na década de 1960, como: livros didáticos de Matemática Moderna e Guias para o Professor. A base teórico-metodológica fundamenta-se nos aportes teóricos de Michel de Certeau, Roger Chartier, Dominique Julia e Marcel Detienne. O estudo destaca a relevância das singularidades culturais na construção de mediadores comparativos da história do Movimento da Matemática Moderna.Bolema. Boletim de Educação Matemática2016-04-13T12:35:10Z2016-04-13T12:35:10Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-13T12:35:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160495Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-13T12:35:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
title Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
spellingShingle Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
Pinto, Neuza Bertoni
História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Estudo histórico comparativo
title_short Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
title_full Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
title_fullStr Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
title_sort Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Estudo histórico comparativo
topic História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Estudo histórico comparativo
description Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-04-13T12:35:10Z
2016-04-13T12:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495
identifier_str_mv PINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Bolema. Boletim de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Bolema. Boletim de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956081655808