Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152 |
id |
UFSC_b56166f0e901e1ae616a1a17f8449251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160495 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em PortugalHistória da educação matemáticaMovimento da matemática modernaEstudo histórico comparativoDisponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152Buscando compreender a propagação inicial do Movimento da Matemática Moderna, no Brasil e em Portugal, o artigo apresenta um estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do referido movimento de dois renomados educadores matemáticos, reconhecidos como pioneiros na modernização da matemática da escola secundária: Osvaldo Sangiorgi, no Brasil, e José Sebastião e Silva, em Portugal. As fontes são constituídas na produção didática dos respectivos difusores do movimento, na década de 1960, como: livros didáticos de Matemática Moderna e Guias para o Professor. A base teórico-metodológica fundamenta-se nos aportes teóricos de Michel de Certeau, Roger Chartier, Dominique Julia e Marcel Detienne. O estudo destaca a relevância das singularidades culturais na construção de mediadores comparativos da história do Movimento da Matemática Moderna.Bolema. Boletim de Educação Matemática2016-04-13T12:35:10Z2016-04-13T12:35:10Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-13T12:35:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160495Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-13T12:35:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
title |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal Pinto, Neuza Bertoni História da educação matemática Movimento da matemática moderna Estudo histórico comparativo |
title_short |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
title_full |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Movimento da matemática moderna Estudo histórico comparativo |
topic |
História da educação matemática Movimento da matemática moderna Estudo histórico comparativo |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-04-13T12:35:10Z 2016-04-13T12:35:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495 |
identifier_str_mv |
PINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Bolema. Boletim de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Bolema. Boletim de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651956081655808 |