A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12835 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_ed117edc529f176ced18e01f13c70a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12835 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScopeJardim de infânciaCriançasHighScopePoder de escolhaRotinasKindergartenChildrenRoutinesPower of choiceRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende apresentar, de forma reflexiva, a minha Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Durante este período, surgiu uma problemática que dá o nome ao relatório: “A criança e as suas rotinas: Um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope”. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso, para dar resposta à questão principal: Que papel têm as crianças na escolha e gestão do decorrer das suas rotinas, segundo o modelo HighScope? Para tal, foram definidos três objetivos principais: i) identificar e compreender como é organizada a rotina numa sala segundo o modelo HighScope; ii) identificar em que momentos da rotina as crianças têm poder de decisão acerca da forma como esta vai decorrer; e iii) reconhecer que impacto este poder de decisão e esta participação têm nas crianças. Com a realização desta investigação, foi possível concluir que, apesar do modelo HighScope ser caracterizado por ter rotinas definidas e estruturadas, estas podem ser flexíveis e alteráveis segundo os interesses e necessidades do grupo de crianças. Assim, a criança tem um papel ativo, que varia consoante o momento da rotina. Nos momentos como o Tempo de Pequeno ou Grande Grupo, a criança segue o que o adulto propõe, tendo apenas algum poder de escolha na sua ação ou na forma como as atividades decorrem. Nos momentos como o Tempo de Planear – Fazer – Rever, a criança tem mais liberdade de ação, decidindo o que quer e como quer fazer. Este papel ativo é ainda visível noutros momentos, nomeadamente nas decisões da organização do ambiente educativo – na escolha da disposição da sala e no nome atribuído aos Pequenos Grupos.ABSTRACT This report intends to introduce, in a reflexive way, my Supervised Professional Practice II, which took place with a group of 25 children, aged between 4 and 6 years. During this period, a problem arose, which gives the report its name: The child and his routines: A case study on the children's choice power during the routines in the HighScope model. In this sense, a case study was carried out to answer the main question: What role do children play in choosing and managing the course of their routines, according to the HighScope model? To this end, three main objectives were defined: i) to identify and understand how routine is organized in a classroom according to the HighScope model; ii) identify at which moments in the routine children have the power to decide how it will take place; and iii) recognize what impact this decision-making power and participation has on children. With the conclusion of this investigation it was possible to conclude that, although the HighScope model is characterized by having defined and structured routines, these can be flexible and changeable according to the interests and needs of the group of children. The child has an active role, which varies depending on the moment of the routine. In moments such as the Small or Large Group Time, the child follows what the adult proposes, having only some power of choice in their action or in the way the activities take place. In moments, such as the Time to Plan - Do - Review, the child has more freedom of action, deciding what he wants and how he wants to do it. This active role is still visible at other times, namely in the decisions of the organization of the educational environment - in the choice of the layout of the classroom and in the name given to Small Groups.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLSilva, Beatriz Nunes Inácio2021-02-12T12:46:48Z2020-05-252020-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12835TID:202628248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.227012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
title |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
spellingShingle |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope Silva, Beatriz Nunes Inácio Jardim de infância Crianças HighScope Poder de escolha Rotinas Kindergarten Children Routines Power of choice |
title_short |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
title_full |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
title_fullStr |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
title_full_unstemmed |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
title_sort |
A criança e as suas rotinas: um estudo de caso sobre o poder de escolha das crianças no decorrer das rotinas no modelo HighScope |
author |
Silva, Beatriz Nunes Inácio |
author_facet |
Silva, Beatriz Nunes Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Beatriz Nunes Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância Crianças HighScope Poder de escolha Rotinas Kindergarten Children Routines Power of choice |
topic |
Jardim de infância Crianças HighScope Poder de escolha Rotinas Kindergarten Children Routines Power of choice |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 2020-05-25T00:00:00Z 2021-02-12T12:46:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12835 TID:202628248 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12835 |
identifier_str_mv |
TID:202628248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133478368837632 |