Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/807
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2008
id RCAP_ed1b27cd07dd8fda8dfb0fcdb5b4ddbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolasAdministração educacionalEscolas públicasTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2008A constituição e regulamentação dos Agrupamentos de escolas, institucionalizados pelo Decreto-Lei nº 115-A/98, são aspectos fundamentais das mudanças estruturais operadas na educação, ligadas à autonomia e à territorialização das políticas educativas. Aquele Decreto-Lei configura a possibilidade da constituição de agrupamentos horizontais e verticais de escolas, funcionando como unidades organizacionais. O mesmo Decreto propunha novas linhas de acção na gestão e administração das escolas e destinava-se a dar cumprimento a três objectivos fundamentais: a articulação e sequencialidade curricular do ensino básico, a gestão articulada de recursos e projectos, a descentralização e inserção territorial dos projectos educativos. A autonomia e a territorialização das políticas educativas são aqui um factor fundamental, determinante, que condiciona as orientações destas políticas, uma vez que este decreto configura a possibilidade da criação de Agrupamentos horizontais de escolas do 1º ciclo de uma determinada área escolar que assim passariam a funcionar como unidades organizacionais, sendo aí também incluídos os jardins-de-infância da rede pública estatal do Ministério da Educação. Numa fase de alguma agitação política neoliberal no campo da educação, este projecto de investigação pretende incidir sobre as formas de regulação e de acção do sistema de acção concreto, que constitui o Agrupamento Horizontal de Carvalhais, a sua constituição, o seu funcionamento e manutenção, numa abordagem micro-política da organização, dos seus actores, neste contexto de autonomia.Trata-se de um estudo qualitativo, cujo posicionamento epistemológico é interpretativo, construído a partir dos discursos dos actores e de análise documental, realizado através de um estudo de caso.The constitution and regulamentation of school gatherings, institutionalized by the law nº 115-A/98, are fundamental aspects of structural changes, in education, switched to the autonomy and territorization of education politics. This law configures the possibility of constitution of horizontal and vertical gatherings of schools, which work as organizational units. The same law, proposes new lines of action in management and administration of schools and its destination was to follow tree fundamental goals: the articulation and curricular sequence of basic studies, the articulated management the aids and projects, the decentralization and the territorial insert of education projects. The autonomy and territorization of education politics are a fundamental factor, determinant which limit the orientation of this politics, as this law configures the possibility of creation of horizontal groups of primary schools of a certain school area, which work as organized units, included also the State kindergarden, belonging to the School Ministry. In times of some neoliberal political agitation in education areas, this investigation project pretends to fall on the forms of regulation and on the concrete action system, which constitutes the horizontal gathering of Carvalhais, its constitution, its function and maintaince, in a micro-political approach of organization, of its actors, in this context of autonomy. It's a qualitative study, which epistemological position is interpretated and build from the discuss of its actors and from documental analyse, realized by a study of case, in the Escolas de Carvalhais Horizontal gathering.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaMateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-2010-07-21T10:52:22Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:01:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:01:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
title Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
spellingShingle Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
Mateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-
Administração educacional
Escolas públicas
Teses de mestrado
title_short Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
title_full Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
title_fullStr Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
title_full_unstemmed Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
title_sort Dinâmicas, política organizacional e lógicas de acção, na constituição e funcionamento de um agrupamento horizontal de escolas
author Mateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-
author_facet Mateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Natércio, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Margarida Maria Alves Fins, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Escolas públicas
Teses de mestrado
topic Administração educacional
Escolas públicas
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/807
url http://hdl.handle.net/10451/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548723823050752