Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Manuel Alberto Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12558
Resumo: A principal vantagem competitiva de uma empresa reside na criação de valor para o consumidor. Diferenciar um produto/serviço significa torná-lo único, com características próprias que o tornem diferente dos produtos da concorrência. A premissa de que os indivíduos avaliam os conceitos por meio da soma das suas avaliações sobre os níveis individuais dos atributos, dos quais esses conceitos são compostos, é usada para a aplicação da Análise Conjunta, de forma a estimar quais as características dos produtos/serviços mais preferidas pelos consumidores. Importa, assim, investigar sobre os fatores críticos que podem influenciar a escolha de um cliente. Neste estudo, ao pretender conhecer-se o modo como os consumidores interpretam e valorizam uma forma de contacto, espera-se obter um maior conhecimento acerca das suas preferências, otimizando os recursos já utilizados na interação. O principal contributo desta investigação assenta no processo de estimar o modo como os consumidores percecionam e organizam as suas preferências por produtos/serviços, em função da utilidade/valor que estes lhes proporcionam. Esta pesquisa concretizou-se numa sequência de etapas e hipóteses através de um método de estimulação simples e eficaz e espera-se tornar possível a deteção e caracterização de perfis de clientes, apoiados em valores apercebidos e em preferências declaradas. O recurso à Análise Conjunta permitirá aos mediadores e seguradoras contactarem com os seus clientes de forma mais eficaz e, consequentemente, contribuírem para uma maior fidelização e retenção de clientes.
id RCAP_ed26ca98464ae99a9e6c514145757495
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de segurosAnálise conjuntaPreferênciasClientesServiçoAtributosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA principal vantagem competitiva de uma empresa reside na criação de valor para o consumidor. Diferenciar um produto/serviço significa torná-lo único, com características próprias que o tornem diferente dos produtos da concorrência. A premissa de que os indivíduos avaliam os conceitos por meio da soma das suas avaliações sobre os níveis individuais dos atributos, dos quais esses conceitos são compostos, é usada para a aplicação da Análise Conjunta, de forma a estimar quais as características dos produtos/serviços mais preferidas pelos consumidores. Importa, assim, investigar sobre os fatores críticos que podem influenciar a escolha de um cliente. Neste estudo, ao pretender conhecer-se o modo como os consumidores interpretam e valorizam uma forma de contacto, espera-se obter um maior conhecimento acerca das suas preferências, otimizando os recursos já utilizados na interação. O principal contributo desta investigação assenta no processo de estimar o modo como os consumidores percecionam e organizam as suas preferências por produtos/serviços, em função da utilidade/valor que estes lhes proporcionam. Esta pesquisa concretizou-se numa sequência de etapas e hipóteses através de um método de estimulação simples e eficaz e espera-se tornar possível a deteção e caracterização de perfis de clientes, apoiados em valores apercebidos e em preferências declaradas. O recurso à Análise Conjunta permitirá aos mediadores e seguradoras contactarem com os seus clientes de forma mais eficaz e, consequentemente, contribuírem para uma maior fidelização e retenção de clientes.Castela, GuilhermeSapientiaSousa, Manuel Alberto Silva2019-05-23T11:44:38Z2018-11-2920172018-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12558TID:202230546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:53.582567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
title Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
spellingShingle Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
Sousa, Manuel Alberto Silva
Análise conjunta
Preferências
Clientes
Serviço
Atributos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
title_full Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
title_fullStr Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
title_full_unstemmed Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
title_sort Uma contribuição da análise conjunta na avaliação dos fatores críticos que influenciam a escolha de um serviço de seguros
author Sousa, Manuel Alberto Silva
author_facet Sousa, Manuel Alberto Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castela, Guilherme
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Manuel Alberto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise conjunta
Preferências
Clientes
Serviço
Atributos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Análise conjunta
Preferências
Clientes
Serviço
Atributos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A principal vantagem competitiva de uma empresa reside na criação de valor para o consumidor. Diferenciar um produto/serviço significa torná-lo único, com características próprias que o tornem diferente dos produtos da concorrência. A premissa de que os indivíduos avaliam os conceitos por meio da soma das suas avaliações sobre os níveis individuais dos atributos, dos quais esses conceitos são compostos, é usada para a aplicação da Análise Conjunta, de forma a estimar quais as características dos produtos/serviços mais preferidas pelos consumidores. Importa, assim, investigar sobre os fatores críticos que podem influenciar a escolha de um cliente. Neste estudo, ao pretender conhecer-se o modo como os consumidores interpretam e valorizam uma forma de contacto, espera-se obter um maior conhecimento acerca das suas preferências, otimizando os recursos já utilizados na interação. O principal contributo desta investigação assenta no processo de estimar o modo como os consumidores percecionam e organizam as suas preferências por produtos/serviços, em função da utilidade/valor que estes lhes proporcionam. Esta pesquisa concretizou-se numa sequência de etapas e hipóteses através de um método de estimulação simples e eficaz e espera-se tornar possível a deteção e caracterização de perfis de clientes, apoiados em valores apercebidos e em preferências declaradas. O recurso à Análise Conjunta permitirá aos mediadores e seguradoras contactarem com os seus clientes de forma mais eficaz e, consequentemente, contribuírem para uma maior fidelização e retenção de clientes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-29
2018-11-29T00:00:00Z
2019-05-23T11:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12558
TID:202230546
url http://hdl.handle.net/10400.1/12558
identifier_str_mv TID:202230546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133273743425536