O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Péricles José
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60652
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchetti
id UFPR_b8049075e3e86b9ad6b04f76aced7244
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60652
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoMarchetti, Renato Zancan, 1950-Pires, Péricles José2022-12-21T17:58:43Z2022-12-21T17:58:43Z1996https://hdl.handle.net/1884/60652Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan MarchettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Pós-Graduação em AdministraçãoInclui referências: p. 139-145Área de Concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: O principal objetivo desta pesquisa é identificar o perfil dos usuários de caixas-automáticos , a partir do grau de utilização das principais operações disponíveis nos equipamentos. A pesquisa teve como escopo focar os caixas-automáticos instalados nos ambientes de auto-atendimento do Banco do Estado do Paraná (Banestado), Banco do Brasil, Bradesco e Bamerindus, situados na cidade de Curitiba. A pesquisa constituise de 296 questionários, aplicados nos ambientes de auto-atendimento dos clientes desses bancos , no período de 19 de setembro a 4 de outubro de 1996, dentro do horário de expediente da agência. Na construção do perfil, utilizou-se a análise de correspondentes múltiplos (ACM) como método para a classificação dos altos, médios e baixos usuários, mostrando-se consistente como ferramental para a geração de escores. Foram, também, analisadas questões referentes às operações nos caixasautomáticos em comparação com o atendimento através de um funcionário, às influências do banco e de outras pessoas na decisão para uso, as influências das tarifas, das peças publicitárias, as orientações para uso recebidas dos funcionários e à percepção dos clientes quanto ao ambiente onde os equipamentos estão localizados. Na composição do perfil, incluindo-se as variáveis demográficas e psicográficas trabalhadas, foi possível idenficar-se, que os altos usuários pertecem às classes sociais mais elevadas, na faixa etária de 26 a 45 anos. Os hábitos de leitura referem-se a jornais de outros Estados, revistas esportivas, automóveis e da atualidade, assistem à televisão a cabo, assim como possuem e usam microcomputadores, aparelhos de fax, telefone celular e têm acesso à INTERNET. Os resultados indicam que os caixasautomáticos representam um benefício tangível aos clientes, pois são mais rápidos, fáceis, com a privacidade e confiabilidade requerida pelo usuário, sendo fundamentais na escolha de um banco pelos clientes. A percepção quanto às influências da propaganda, referem-se aquelas veiculadas na televisão e nos próprios ambientes. Apesar dos clientes indicarem uma inicativa própria para o uso dos equipamentos, ficou explícita a necessidade da alocação de um funcionário orientador para auxílio às operações, principalmente, aquelas menos usuais como transferências e depósitos nos caixas-automáticos.Abstract: The main purpose of this research is to identify the profile of Automated Teller Machine users, from the degree of utilization of the principal available operations in this equipment. The research focused on ATMs installed in the self-service areas of Banco do Estado do Paraná (Banestado), Banco do Brasil, Bradesco and Bamerindus, located in Curitiba. The research also consisted of 296 questionnaires which were applied in the self-service environment of the abovementioned banks, from September 19 to October 4, 1996, during business hours. To build such profile, a reference key was utilized in order to rate high, medium and low users, a tool that proved to be consonant in the generation of scores. Also analyzed were the issues concerning ATM operations in comparison with services performed by a clerk, the influence from the bank and from other people in the decision to use an ATM, taxes and fees, advertising, the instructions for use given by clerks, and the client's perception of the environment in which the equipment is located. While forging this profile, that includes demographic and psychographic variables, it was possible to identify that the high users belong to higher social classes, they are 26 to 45 years of age, they read national newspapers; sports, automotive and current affairs magazines; they watch cable TV and own or use personal computers, fax machines, cellular phones, and they access the Internet. The results show that ATMs represent a tangible benefit to clients, for they are faster, easy to use and they carry the client's required privacy and reliability, being essential at the choice of a bank by the client. The perception regarding the influence from advertising refers to that which is broadcast on television and in the environment of the ATMs. Although clients have indicated their own initiative towards the use of the equipment, the necessity of an instructing clerk to help with the operations was explicit, chiefly with less common operations, such as ATM transferals and deposits.145 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalConsumidores - PreferênciaBancos - Serviços ao clienteTesesAdministraçãoO perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PERICLES JOSE PIRES.pdfapplication/pdf78084193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60652/1/D%20-%20PERICLES%20JOSE%20PIRES.pdf5d520568598f629bde881cb281aa3d7aMD51open access1884/606522022-12-21 14:58:43.651open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60652Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-21T17:58:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
title O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
spellingShingle O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
Pires, Péricles José
Consumidores - Preferência
Bancos - Serviços ao cliente
Teses
Administração
title_short O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
title_full O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
title_fullStr O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
title_full_unstemmed O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
title_sort O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
author Pires, Péricles José
author_facet Pires, Péricles José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Péricles José
contributor_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidores - Preferência
Bancos - Serviços ao cliente
Teses
Administração
topic Consumidores - Preferência
Bancos - Serviços ao cliente
Teses
Administração
description Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchetti
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-21T17:58:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-21T17:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60652
url https://hdl.handle.net/1884/60652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60652/1/D%20-%20PERICLES%20JOSE%20PIRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d520568598f629bde881cb281aa3d7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860213585739776