Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Ana Margarida Telo de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11853
Resumo: Este relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1º CEB ao longo de 6 meses e meio. A prática de pré-escolar desenvolveu-se com crianças entre os 5 e os 7 anos. A prática de 1º ciclo desenvolveu-se com crianças ente os 8 e os 10 anos. O tema do presente relatório foi escolhido pela importância que as bibliotecas escolares têm no contato das crianças com os livros e no incentivo que estes trazem para a leitura e a escrita. Durante o percurso na PES pude observar o prazer que as crianças demonstravam no contato e exploração dos livros. Deste modo fui direcionando a minha intervenção para o incentivo à leitura e salientando a importância das bibliotecas para este incentivo; ### Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Dynamic Development of School Libraries Abstract: The goal of this report on the Supervised Teaching Practice is to obtain a master's degree in teaching practice of kindergarten and primary school and is the result of observation / training in kindergarten and primary school during 6 and a half months . The teaching practice in kindergarten was done with children between 5 and 7 years old and in primary school with children from 8 to 10 years old. I have chosen this subject because of the important role played by school libraries in the contact of children with books and the help these can give to the development of reading and writing. During the time I trained in the STP I noticed how pleased children were in holding and exploring books. So my role consisted in encouraging children to read stressing the importance school libraries can have.
id RCAP_ed289faeee54b2d0c35033f697b62be2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolaresPré-escolar1º ciclo do ensino básicoBibliotecas escolaresPrática de ensino supervisionadaKindergartenPrimary schoolSchool librariesSupervised teaching practiceEste relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1º CEB ao longo de 6 meses e meio. A prática de pré-escolar desenvolveu-se com crianças entre os 5 e os 7 anos. A prática de 1º ciclo desenvolveu-se com crianças ente os 8 e os 10 anos. O tema do presente relatório foi escolhido pela importância que as bibliotecas escolares têm no contato das crianças com os livros e no incentivo que estes trazem para a leitura e a escrita. Durante o percurso na PES pude observar o prazer que as crianças demonstravam no contato e exploração dos livros. Deste modo fui direcionando a minha intervenção para o incentivo à leitura e salientando a importância das bibliotecas para este incentivo; ### Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Dynamic Development of School Libraries Abstract: The goal of this report on the Supervised Teaching Practice is to obtain a master's degree in teaching practice of kindergarten and primary school and is the result of observation / training in kindergarten and primary school during 6 and a half months . The teaching practice in kindergarten was done with children between 5 and 7 years old and in primary school with children from 8 to 10 years old. I have chosen this subject because of the important role played by school libraries in the contact of children with books and the help these can give to the development of reading and writing. During the time I trained in the STP I noticed how pleased children were in holding and exploring books. So my role consisted in encouraging children to read stressing the importance school libraries can have.Universidade de Évora2014-11-20T17:58:20Z2014-11-202014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11853http://hdl.handle.net/10174/11853TID:201233746porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoaninhas_t_cabral@hotmail.com672Cabral, Ana Margarida Telo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:27.835929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
Cabral, Ana Margarida Telo de Sousa
Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Bibliotecas escolares
Prática de ensino supervisionada
Kindergarten
Primary school
School libraries
Supervised teaching practice
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: dinamização das bibliotecas escolares
author Cabral, Ana Margarida Telo de Sousa
author_facet Cabral, Ana Margarida Telo de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Ana Margarida Telo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Bibliotecas escolares
Prática de ensino supervisionada
Kindergarten
Primary school
School libraries
Supervised teaching practice
topic Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Bibliotecas escolares
Prática de ensino supervisionada
Kindergarten
Primary school
School libraries
Supervised teaching practice
description Este relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1º CEB ao longo de 6 meses e meio. A prática de pré-escolar desenvolveu-se com crianças entre os 5 e os 7 anos. A prática de 1º ciclo desenvolveu-se com crianças ente os 8 e os 10 anos. O tema do presente relatório foi escolhido pela importância que as bibliotecas escolares têm no contato das crianças com os livros e no incentivo que estes trazem para a leitura e a escrita. Durante o percurso na PES pude observar o prazer que as crianças demonstravam no contato e exploração dos livros. Deste modo fui direcionando a minha intervenção para o incentivo à leitura e salientando a importância das bibliotecas para este incentivo; ### Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Dynamic Development of School Libraries Abstract: The goal of this report on the Supervised Teaching Practice is to obtain a master's degree in teaching practice of kindergarten and primary school and is the result of observation / training in kindergarten and primary school during 6 and a half months . The teaching practice in kindergarten was done with children between 5 and 7 years old and in primary school with children from 8 to 10 years old. I have chosen this subject because of the important role played by school libraries in the contact of children with books and the help these can give to the development of reading and writing. During the time I trained in the STP I noticed how pleased children were in holding and exploring books. So my role consisted in encouraging children to read stressing the importance school libraries can have.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20T17:58:20Z
2014-11-20
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11853
http://hdl.handle.net/10174/11853
TID:201233746
url http://hdl.handle.net/10174/11853
identifier_str_mv TID:201233746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
aninhas_t_cabral@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540022013952