Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldivar, Sandra Esther Cárdenas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3402
Resumo: O presente trabalho de projeto tem como tema Comunicação e Relações Públicas na internacionalização da banda Cambatango. Os Cambatango são uma orquestra típica de tango argentino que deseja consolidar a sua presença no mercado musical europeu. Assim, a pergunta de partida desta investigação é: como é que uma banda musical de origem argentina consegue promover o seu trabalho em território ibérico? O objetivo principal da investigação é associar as atividades de Relações Públicas à indústria da música. Para este fim, foi escolhido um objeto de estudo real, a orquestra Cambatango e proposto um Plano de Relações Públicas que ajude a: fortalecer a gestão e a imagem do grupo; fomentar a visibilidade da banda na indústria musical internacional; conquistar novos públicos e dinamizar a relação com os stakeholders de forma a impulsionar a presença do grupo em território ibérico. Esta investigação tem uma abordagem predominantemente qualitativa, nesse sentido, os métodos de pesquisa utilizados foram: análise SWOT; análise PEST; mapeamento de stakeholders; entrevistas (e respetiva análise categorial temática); pesquisa documental; auditoria em comunicação e pesquisa informal. As principais conclusões foram: existe uma vertente de Relações Públicas para a música, mas que ainda não é muito explorada pelos artistas independentes; um plano de Relações Públicas elaborado com base nas necessidades e objetivos dos artistas pode ajudar a projetar a sua carreira internacional; a indústria da música tem vindo a mudar face às novas tecnologias e os artistas precisam de acompanhar estas tendências; a comunicação é fundamental para estabelecer o diálogo com os diferentes públicos e ganhar maior projeção e visibilidade internacional.
id RCAP_ed442f5257b2b45b00f914a3c64cdf0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda CambatangoIndústrias culturais e criativasRelações públicasIndústria da músicaTangoBanda CambatangoCultural and creative industryPublic relationsMusic industryTangoO presente trabalho de projeto tem como tema Comunicação e Relações Públicas na internacionalização da banda Cambatango. Os Cambatango são uma orquestra típica de tango argentino que deseja consolidar a sua presença no mercado musical europeu. Assim, a pergunta de partida desta investigação é: como é que uma banda musical de origem argentina consegue promover o seu trabalho em território ibérico? O objetivo principal da investigação é associar as atividades de Relações Públicas à indústria da música. Para este fim, foi escolhido um objeto de estudo real, a orquestra Cambatango e proposto um Plano de Relações Públicas que ajude a: fortalecer a gestão e a imagem do grupo; fomentar a visibilidade da banda na indústria musical internacional; conquistar novos públicos e dinamizar a relação com os stakeholders de forma a impulsionar a presença do grupo em território ibérico. Esta investigação tem uma abordagem predominantemente qualitativa, nesse sentido, os métodos de pesquisa utilizados foram: análise SWOT; análise PEST; mapeamento de stakeholders; entrevistas (e respetiva análise categorial temática); pesquisa documental; auditoria em comunicação e pesquisa informal. As principais conclusões foram: existe uma vertente de Relações Públicas para a música, mas que ainda não é muito explorada pelos artistas independentes; um plano de Relações Públicas elaborado com base nas necessidades e objetivos dos artistas pode ajudar a projetar a sua carreira internacional; a indústria da música tem vindo a mudar face às novas tecnologias e os artistas precisam de acompanhar estas tendências; a comunicação é fundamental para estabelecer o diálogo com os diferentes públicos e ganhar maior projeção e visibilidade internacional.ABSTRACT: The subject of this project work is “Comunication and Public Relations for the internationalization of Cambatango”. Cambatango is a typical Argentinian Tango orchestra wishing to consolidate its presence in the European musical market. The starting question this investigation intends to answer is: how can a musical band of Argentinian origin promote its work in the Iberian territory? The main objective of this investigation is to associate Public Relations activities with the musical industry. In order to accomplish that, a real study object was chosen and a Public Relations Plan was created to: strenghten band image and management capabilities; improve band awareness in the international music industry; atract new public increasing the stakeholder base in order to boost the band Iberian presence. This investigation follows a predominantly qualitative approach, as a result, research methods used were: SWOT analysis; PEST analysis; stakeholder mapping; interviews; documental research; communication auditing and informal research. The main conclusions were: there is a Public Relations variant for the music industry which is not fully explored and made use of by independent artists; developing a Public Relations Plan based on artist needs and objectives can help project their international career; the music industry has been facing technological changes artists must cope with; communication is fundamental to establish a dialog with different publics and gain international projection and visibility.Centeno, Maria JoãoRCIPLSaldivar, Sandra Esther Cárdenas2014-03-25T11:53:36Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3402TID:201082543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:01.184827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
title Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
spellingShingle Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
Saldivar, Sandra Esther Cárdenas
Indústrias culturais e criativas
Relações públicas
Indústria da música
Tango
Banda Cambatango
Cultural and creative industry
Public relations
Music industry
Tango
title_short Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
title_full Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
title_fullStr Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
title_full_unstemmed Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
title_sort Relações públicas e comunicação a internacionalização da banda Cambatango
author Saldivar, Sandra Esther Cárdenas
author_facet Saldivar, Sandra Esther Cárdenas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldivar, Sandra Esther Cárdenas
dc.subject.por.fl_str_mv Indústrias culturais e criativas
Relações públicas
Indústria da música
Tango
Banda Cambatango
Cultural and creative industry
Public relations
Music industry
Tango
topic Indústrias culturais e criativas
Relações públicas
Indústria da música
Tango
Banda Cambatango
Cultural and creative industry
Public relations
Music industry
Tango
description O presente trabalho de projeto tem como tema Comunicação e Relações Públicas na internacionalização da banda Cambatango. Os Cambatango são uma orquestra típica de tango argentino que deseja consolidar a sua presença no mercado musical europeu. Assim, a pergunta de partida desta investigação é: como é que uma banda musical de origem argentina consegue promover o seu trabalho em território ibérico? O objetivo principal da investigação é associar as atividades de Relações Públicas à indústria da música. Para este fim, foi escolhido um objeto de estudo real, a orquestra Cambatango e proposto um Plano de Relações Públicas que ajude a: fortalecer a gestão e a imagem do grupo; fomentar a visibilidade da banda na indústria musical internacional; conquistar novos públicos e dinamizar a relação com os stakeholders de forma a impulsionar a presença do grupo em território ibérico. Esta investigação tem uma abordagem predominantemente qualitativa, nesse sentido, os métodos de pesquisa utilizados foram: análise SWOT; análise PEST; mapeamento de stakeholders; entrevistas (e respetiva análise categorial temática); pesquisa documental; auditoria em comunicação e pesquisa informal. As principais conclusões foram: existe uma vertente de Relações Públicas para a música, mas que ainda não é muito explorada pelos artistas independentes; um plano de Relações Públicas elaborado com base nas necessidades e objetivos dos artistas pode ajudar a projetar a sua carreira internacional; a indústria da música tem vindo a mudar face às novas tecnologias e os artistas precisam de acompanhar estas tendências; a comunicação é fundamental para estabelecer o diálogo com os diferentes públicos e ganhar maior projeção e visibilidade internacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03
2013-03-01T00:00:00Z
2014-03-25T11:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3402
TID:201082543
url http://hdl.handle.net/10400.21/3402
identifier_str_mv TID:201082543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133386494705664