Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jader Rafael França de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33711
Resumo: Este trabalho de final de curso trata-se de uma investigação sobre a Banda Marcial dos Programas Sociais – BAMAPS – da cidade de Tangará/RN, cujo objetivo foi compreender o processo de musicalização e por quais formatos musicais a BAMAPS já passou, indicando alguns pontos importantes no processo de formação musical e sóciocultural na vida dos alunos e da comunidade Tangaraense. A metodologia que se utilizou para coleta dos dados foram as entrevistas narrativas, via internet e entrevistas presenciais, visando à abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de alunos/músicos veteranos e que ainda fazem parte da BAMAPS. Nesta pesquisa, foi possível concluir que a banda de música possui a finalidade não só de formar músicos para apresentações artísticas, como também a de incluir o indivíduo na sociedade, através de práticas coletivas e relações humanas. As considerações finais apontam a importância da existência de uma banda de música dentro do campo social e educacional das crianças e adolescentes, como também traz a necessidade sobre pesquisar mais detalhadamente sobre o processo de musicalização que se dá a esses jovens, desde seu início até níveis mais elevados, didaticamente falando.
id UFRN_db48338d91c5b86ee19aaa37f04d9394
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33711
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Jader Rafael França deGaulke, Tamar Genz2018-12-11T10:29:42Z2021-09-16T13:15:49Z2018-12-11T10:29:42Z2021-09-16T13:15:49Z20182013090170ANDRADE, Jader Rafael França de. Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN. 2018. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33711Este trabalho de final de curso trata-se de uma investigação sobre a Banda Marcial dos Programas Sociais – BAMAPS – da cidade de Tangará/RN, cujo objetivo foi compreender o processo de musicalização e por quais formatos musicais a BAMAPS já passou, indicando alguns pontos importantes no processo de formação musical e sóciocultural na vida dos alunos e da comunidade Tangaraense. A metodologia que se utilizou para coleta dos dados foram as entrevistas narrativas, via internet e entrevistas presenciais, visando à abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de alunos/músicos veteranos e que ainda fazem parte da BAMAPS. Nesta pesquisa, foi possível concluir que a banda de música possui a finalidade não só de formar músicos para apresentações artísticas, como também a de incluir o indivíduo na sociedade, através de práticas coletivas e relações humanas. As considerações finais apontam a importância da existência de uma banda de música dentro do campo social e educacional das crianças e adolescentes, como também traz a necessidade sobre pesquisar mais detalhadamente sobre o processo de musicalização que se dá a esses jovens, desde seu início até níveis mais elevados, didaticamente falando.This year-end work is about an investigation about the Martial Band of Social Programs - BAMAPS - of the city of Tangará/RN, whose objective was to understand the process of musicalization and by what musical formats BAMAPS has already passed, indicating some points important in the process of musical and socio-cultural formation in the lives of students and the Tangara community. The methodology used for data collection was narrative interviews, via the Internet and face-to-face interviews, aiming at the qualitative approach. Data were collected through veteran students/musicians who are still part of BAMAPS. In this research, it was possible to conclude that the band has the purpose not only to train musicians for artistic presentations, but also to include the individual in society, through collective practices and human relations. The final considerations point to the importance of the existence of a music band within the social and educational field of children and adolescents, as well as the need for more detailed research on the process of musicalization given to these youngsters, higher, speakingly speaking.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em MúsicaBanda Marcial dos Programas SociaisMúsica – Aspectos sociais – Tangará (RN)Estudantes de música – Tangará(RN)Música – Instrução e ensinoCompreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMONOGRAFIA JADER.pdf Segunda Feira.pdfapplication/pdf693005https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/1/MONOGRAFIA%20JADER.pdf%20Segunda%20Feira.pdfccf4af5cc34836df42352131c3f4ea33MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMONOGRAFIA JADER.pdf Segunda Feira.pdf.txtExtracted texttext/plain73428https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/3/MONOGRAFIA%20JADER.pdf%20Segunda%20Feira.pdf.txtfb211da16f2bda471d560ba5e0a542b1MD53123456789/337112021-09-16 10:15:49.371oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-16T13:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
title Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
spellingShingle Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
Andrade, Jader Rafael França de
Banda Marcial dos Programas Sociais
Música – Aspectos sociais – Tangará (RN)
Estudantes de música – Tangará(RN)
Música – Instrução e ensino
title_short Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
title_full Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
title_fullStr Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
title_full_unstemmed Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
title_sort Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN.
author Andrade, Jader Rafael França de
author_facet Andrade, Jader Rafael França de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jader Rafael França de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaulke, Tamar Genz
contributor_str_mv Gaulke, Tamar Genz
dc.subject.por.fl_str_mv Banda Marcial dos Programas Sociais
Música – Aspectos sociais – Tangará (RN)
Estudantes de música – Tangará(RN)
Música – Instrução e ensino
topic Banda Marcial dos Programas Sociais
Música – Aspectos sociais – Tangará (RN)
Estudantes de música – Tangará(RN)
Música – Instrução e ensino
description Este trabalho de final de curso trata-se de uma investigação sobre a Banda Marcial dos Programas Sociais – BAMAPS – da cidade de Tangará/RN, cujo objetivo foi compreender o processo de musicalização e por quais formatos musicais a BAMAPS já passou, indicando alguns pontos importantes no processo de formação musical e sóciocultural na vida dos alunos e da comunidade Tangaraense. A metodologia que se utilizou para coleta dos dados foram as entrevistas narrativas, via internet e entrevistas presenciais, visando à abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de alunos/músicos veteranos e que ainda fazem parte da BAMAPS. Nesta pesquisa, foi possível concluir que a banda de música possui a finalidade não só de formar músicos para apresentações artísticas, como também a de incluir o indivíduo na sociedade, através de práticas coletivas e relações humanas. As considerações finais apontam a importância da existência de uma banda de música dentro do campo social e educacional das crianças e adolescentes, como também traz a necessidade sobre pesquisar mais detalhadamente sobre o processo de musicalização que se dá a esses jovens, desde seu início até níveis mais elevados, didaticamente falando.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-11T10:29:42Z
2021-09-16T13:15:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-11T10:29:42Z
2021-09-16T13:15:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013090170
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Jader Rafael França de. Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN. 2018. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33711
identifier_str_mv 2013090170
ANDRADE, Jader Rafael França de. Compreendendo os caminhos da formação musical: notas sobre música e histórias de alunos da Banda Marcial dos Programas Sociais (BAMAPS) – Tangará/RN. 2018. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/1/MONOGRAFIA%20JADER.pdf%20Segunda%20Feira.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33711/3/MONOGRAFIA%20JADER.pdf%20Segunda%20Feira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ccf4af5cc34836df42352131c3f4ea33
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
fb211da16f2bda471d560ba5e0a542b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117599817891840