Competências emocionais e de autoconceito dos desempregados do concelho de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dora Isabel Alves da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5477
Resumo: Se gerir pessoas, atualmente, significa gerir os seus sentimentos, então, cada vez se toma mais importante o papel das competências emocionais, sabendo que estas são hoje fatores de êxito pessoal e profissional. Uma pessoa emocionalmente competente tem mais consciência de si e das suas fragilidades, conseguindo ultrapassar melhor os obstáculos, alcançando os seus objetivos com mais confiança (Goleman, 2010). Além disso, o autoconceito está fortemente interligado com o desenvolvimento das competências emocionais (Greenspan, 2009). Com efeito, é pertinência desta investigação compreender como as competências emocionais se relacionam com o autoconceito, numa amostra de desempregados, constituída por 223 voluntários. Foram administrados dois questionários: o Questionário de Competência Emocional, de Faria e Santos (2011) e a Escala de Autoconceito de Competência, de Santos e Faria (2008). Em termos de resultados, concluímos que o desemprego interfere com as competências emocionais e com o modo como nos avaliamos e percecionamos (competências de autoconceito).
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