Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1908
Resumo: Liderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios.
id RCAP_ed4e9a8700d602e6a3ce661ab4a15aa5
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradoresMarketing RelacionalLiderançaCoachingEmpenhamento AfetivoCriatividadeOrientação para o ClienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoLiderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios.Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroIC-OnlineMenezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira2016-06-07T16:51:23Z2016-05-032016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1908TID:201177137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:24.444185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
title Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
spellingShingle Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira
Marketing Relacional
Liderança
Coaching
Empenhamento Afetivo
Criatividade
Orientação para o Cliente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
title_full Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
title_fullStr Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
title_full_unstemmed Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
title_sort Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
author Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira
author_facet Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Relacional
Liderança
Coaching
Empenhamento Afetivo
Criatividade
Orientação para o Cliente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing Relacional
Liderança
Coaching
Empenhamento Afetivo
Criatividade
Orientação para o Cliente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Liderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07T16:51:23Z
2016-05-03
2016-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1908
TID:201177137
url http://hdl.handle.net/10400.8/1908
identifier_str_mv TID:201177137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136959009914880