Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1908 |
Resumo: | Liderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios. |
id |
RCAP_ed4e9a8700d602e6a3ce661ab4a15aa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradoresMarketing RelacionalLiderançaCoachingEmpenhamento AfetivoCriatividadeOrientação para o ClienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoLiderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios.Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroIC-OnlineMenezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira2016-06-07T16:51:23Z2016-05-032016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1908TID:201177137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:24.444185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
title |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
spellingShingle |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira Marketing Relacional Liderança Coaching Empenhamento Afetivo Criatividade Orientação para o Cliente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
title_full |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
title_fullStr |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
title_sort |
Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores |
author |
Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira |
author_facet |
Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Relacional Liderança Coaching Empenhamento Afetivo Criatividade Orientação para o Cliente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing Relacional Liderança Coaching Empenhamento Afetivo Criatividade Orientação para o Cliente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Liderar é muito mais do que ocupar um cargo. A liderança é a manifestação de uma determinada conduta perante os outros, uma conduta que leva a querer seguir o líder. Liderar diz respeito a definir direções, assegurar ações e cumprir objetivos ao mesmo tempo que se influencia e inspira o compromisso dos outros para se concretizar. Ainda que este conceito seja relativamente consensual, líderes há muitos e formas de liderar também. O estilo de liderança Coaching é um estilo que permite criar um elevado grau de empenhamento, confiança e inspiração nos seus seguidores, o que conduz a um desempenho que supera as expectativas. O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Todavia, por se encontrar uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia desta abordagem, afigurou-se pertinente perceber em que medida o líder coach tem um papel determinante na manifestação de determinadas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, nomeadamente empenhamento afetivo, criatividade e orientação para o cliente. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Deste estudo é possível inferir que as Competências de Coaching do líder são determinantes para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, apresentando resultados positivos. A atuação do líder é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno; como tal, assumindo que a estratégia de Marketing Relacional é construída do interior para o exterior da organização, a liderança Coaching poderá trazer benefícios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-07T16:51:23Z 2016-05-03 2016-05-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1908 TID:201177137 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1908 |
identifier_str_mv |
TID:201177137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136959009914880 |