Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo no Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8219 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação, especialidade Educação Especial: Problemas de Cognição e Multideficiência |
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Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo no Jardim de InfânciaInclusãoPerturbação do espectro do autismoPráticas educativasCriançaInclusionAutism spectrum disorderChildrenEducational practicesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação, especialidade Educação Especial: Problemas de Cognição e MultideficiênciaA educação de crianças e jovens com autismo continua a ser um desafio tanto para os profissionais, pais e até outros alunos que interagem com eles nos contextos do ensino regular. A Declaração de Salamanca um documento publicado em 1994 como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais assinala um momento fundamental na evolução e nas práticas da escola inclusiva, capaz de acolher e reter, no seu seio, grupos de crianças e jovens com necessidades educativas especiais tradicionalmente excluídos. Este estudo de caso, de natureza qualitativa pretende conhecer as perspetivas da comunidade educativa sobre a inclusão de uma criança com perturbação do espectro de autismo (PEA), no contexto Jardim de Infância; conhecer/ caracterizar as práticas de inclusão observadas no contexto de sala de JI; identificar as expectativas dos Pais e dos Educadores relativamente ao desenvolvimento da criança (PEA). Os dados foram recolhidos por meio de pesquisa documental, observação naturalista e através da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que integram a comunidade educativa de um Jardim de Infância (Uma criança com PEA, duas educadores, uma professora de educação especial, uma terapeuta da fala e quatro encarregados de educação). Os resultados do estudo demonstram uma perceção positiva da Comunidade Educativa sobre a inclusão da criança com PEA, na sala do ensino regular, dando ênfase ao processo de inclusão desenvolvido no jardim-de-infância. Embora tenham concordado com a inclusão, manifestaram no entanto, algumas reservas face a este tema. No que diz respeito aos fatores facilitadores da Inclusão, sublinharam “O trabalho de equipa” como o fator de maior relevância. Ainda referiram que, a interação entre o professor/educador, a equipa multidisciplinar e a família constituem fatores que ajudaram a superar as dificuldades. Embora com menor expressão, os resultados também evidenciaram os fatores que dificultam a inclusão, referindo a “falta de experiência de inclusão do Professor/Educador” como o dificultador mais relevante. Relativamente as interações nos contextos educativos, os resultados das observações apontam a existência de escassa interação entre os pares sobretudo entre as crianças com desenvolvimento típico e a criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Embora não se tenham verificado mudanças significativas na dinâmica do grupo de pares e nas atividades, as docentes do ensino regular e da educação especial privilegiam a linguagem/comunicação nas atividades desenvolvidas. De facto, constatamos durante todas as observações que, as docentes utilizaram com frequência a linguagem verbal/fala na execução das atividades para informar, perguntar, responder e estimular a criança com perturbação do espectro do autismo (PEA), na aquisição de competências. De uma maneira geral a integração da criança na dinâmica da sala está a ser feita progressivamente de modo gradual, tendo em vista a sua inclusão.ABSTRACT The education of children and young people with autism continues to be a challenge for professionals, parents and even other students who interact with them in the context of mainstream schooling. The Salamanca Declaration – a document published in 1994 as the result of the World Conference on Special Educational Needs, marks a fundamental moment in the evolution and practices of inclusive schooling, able to receive and retain at its heart groups of children and young people with special educational needs, who would traditionally have been excluded. This qualitative case study aims to discover the perspectives within an educational community on the inclusion of a child with autism spectrum disorder (ASD) in the context of a nursery school; discover/characterise the inclusion techniques observed within the classroom of the nursery; identify the expectations of the parents and teachers with regards to the (ASD) child’s development. Data were collected through literature review, naturalist observation, and semi-structured interviews carried out with the people who make up the educational community of the nursery school (a child with ASD, two teachers, a special needs teacher, a speech therapist and four parents/guardians). The results of the study show the educational community has a positive perception of the inclusion of the child with ASD within the mainstream classroom, emphasising the process of inclusion developed within the nursery school. Although they agree with the inclusion, they did manifest some reservations with regards to this theme. With respect to the factors that facilitate inclusion, the most relevant factor was considered to be “team work”. Additionally, interaction between the teacher, the multidisciplinary team, and the family was a factor which helps to overcome difficulties. The results also reveal factors that hamper inclusion, although with less emphasis, referring to “the teacher’s lack of experience of inclusion” as the main factor here. With regards to interactions within educational contexts, the results of the observations show weak interaction with peers, especially between children with typical development and the child with ASD. Although there were no major alterations in the dynamics of the peer group and class activities, the mainstream teachers and the special needs teacher favour the use of verbal communication during activities. In fact, during all observations it was noted that the teachers frequently used verbal communication to inform, ask, reply and stimulate the child with ASD to acquire skills. Overall the integration of the child with ASD into the classroom dynamic is being made progressively and gradually, aiming at inclusion.Madureira, IsabelRCIPLFonseca, Maria de Lassalett Gomes Carvalho2018-03-09T10:01:52Z2017-11-232017-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8219TID:201852969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:01.163609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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