Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarado Muñoz, Antonieta Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Catarino, José Carlos Mota, Lopes, Ivâ, Murta, Daniel, Faísca, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14046
Resumo: Objetivos: O presente trabalho forma parte das tarefas do projeto do consorcio NETA que agrega sete instituições em torno de um objetivo comum: transformar uma ameaça ambiental das águas residuais e efluentes numa fonte de nutrientes e recursos hídricos. A tarefa deste trabalho está relacionada com a valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química (PQ) e a utilização da lama resultante como substrato para o desenvolvimento de larvas da mosca-soldado-negro (Black soldier Fly - BSF) (Hermetia illucens L. 1758). Materiais e métodos: Esta avaliação é realizada através da dissecção e processamento histopatológico das larvas BSF para avaliação microscópica do trato digestivo e comparação entre grupos. As diferentes metodologias para o desenvolvimento desta tarefa contemplam: dissecção de larvas de BSF alimentadas com a lama proveniente da TPQ, assim como o posterior processamento histopatológico das mesmas. As larvas são dissecadas mediante a técnica descrita por Zoe & Martin (2003) e o trato intestinal é posicionado nas cassetes usando a técnica de Swiss-rolling, os tecidos são fixados em formol ao 10 %. São realizados cortes histológicos de 3 µm e processados para coloração de rotina (HE) e posterior observação. Resultados: Nesta fase otimizamos o protocolo de processamento para realizar a análise histológica de vários grupos de amostras, focando-se principalmente na identificação dos diferentes segmentos do intestino descritos e os seus componentes celulares. Perspetivas de Futuro: Para o futuro, após a otimização do processamento histopatológico, serão comparados os resultados observados entre as larvas alimentadas com diferentes lamas e o grupo controlo e será avaliado seu efeito no trato digestivo das larvas da BSF. Palavras-chave: Mosca-soldado-negro, Águas residuais, Lama, Precipitação química
id RCAP_ed635fb48cf2ced28434f6c389a071f5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)VETERINÁRIAMEDICINA VETERINÁRIAINSETOSÁGUAS RESIDUAISVETERINARY MEDICINEINSECTSWASTEWATERObjetivos: O presente trabalho forma parte das tarefas do projeto do consorcio NETA que agrega sete instituições em torno de um objetivo comum: transformar uma ameaça ambiental das águas residuais e efluentes numa fonte de nutrientes e recursos hídricos. A tarefa deste trabalho está relacionada com a valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química (PQ) e a utilização da lama resultante como substrato para o desenvolvimento de larvas da mosca-soldado-negro (Black soldier Fly - BSF) (Hermetia illucens L. 1758). Materiais e métodos: Esta avaliação é realizada através da dissecção e processamento histopatológico das larvas BSF para avaliação microscópica do trato digestivo e comparação entre grupos. As diferentes metodologias para o desenvolvimento desta tarefa contemplam: dissecção de larvas de BSF alimentadas com a lama proveniente da TPQ, assim como o posterior processamento histopatológico das mesmas. As larvas são dissecadas mediante a técnica descrita por Zoe & Martin (2003) e o trato intestinal é posicionado nas cassetes usando a técnica de Swiss-rolling, os tecidos são fixados em formol ao 10 %. São realizados cortes histológicos de 3 µm e processados para coloração de rotina (HE) e posterior observação. Resultados: Nesta fase otimizamos o protocolo de processamento para realizar a análise histológica de vários grupos de amostras, focando-se principalmente na identificação dos diferentes segmentos do intestino descritos e os seus componentes celulares. Perspetivas de Futuro: Para o futuro, após a otimização do processamento histopatológico, serão comparados os resultados observados entre as larvas alimentadas com diferentes lamas e o grupo controlo e será avaliado seu efeito no trato digestivo das larvas da BSF. Palavras-chave: Mosca-soldado-negro, Águas residuais, Lama, Precipitação químicaEdições Universitárias Lusófonas2023-07-12T10:24:28Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10437/14046por1646-8805Alvarado Muñoz, Antonieta MariaCatarino, José Carlos MotaLopes, IvâMurta, DanielFaísca, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T01:32:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:32.288309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
title Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
spellingShingle Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
Alvarado Muñoz, Antonieta Maria
VETERINÁRIA
MEDICINA VETERINÁRIA
INSETOS
ÁGUAS RESIDUAIS
VETERINARY MEDICINE
INSECTS
WASTEWATER
title_short Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
title_full Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
title_fullStr Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
title_full_unstemmed Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
title_sort Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)
author Alvarado Muñoz, Antonieta Maria
author_facet Alvarado Muñoz, Antonieta Maria
Catarino, José Carlos Mota
Lopes, Ivâ
Murta, Daniel
Faísca, Pedro
author_role author
author2 Catarino, José Carlos Mota
Lopes, Ivâ
Murta, Daniel
Faísca, Pedro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarado Muñoz, Antonieta Maria
Catarino, José Carlos Mota
Lopes, Ivâ
Murta, Daniel
Faísca, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv VETERINÁRIA
MEDICINA VETERINÁRIA
INSETOS
ÁGUAS RESIDUAIS
VETERINARY MEDICINE
INSECTS
WASTEWATER
topic VETERINÁRIA
MEDICINA VETERINÁRIA
INSETOS
ÁGUAS RESIDUAIS
VETERINARY MEDICINE
INSECTS
WASTEWATER
description Objetivos: O presente trabalho forma parte das tarefas do projeto do consorcio NETA que agrega sete instituições em torno de um objetivo comum: transformar uma ameaça ambiental das águas residuais e efluentes numa fonte de nutrientes e recursos hídricos. A tarefa deste trabalho está relacionada com a valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química (PQ) e a utilização da lama resultante como substrato para o desenvolvimento de larvas da mosca-soldado-negro (Black soldier Fly - BSF) (Hermetia illucens L. 1758). Materiais e métodos: Esta avaliação é realizada através da dissecção e processamento histopatológico das larvas BSF para avaliação microscópica do trato digestivo e comparação entre grupos. As diferentes metodologias para o desenvolvimento desta tarefa contemplam: dissecção de larvas de BSF alimentadas com a lama proveniente da TPQ, assim como o posterior processamento histopatológico das mesmas. As larvas são dissecadas mediante a técnica descrita por Zoe & Martin (2003) e o trato intestinal é posicionado nas cassetes usando a técnica de Swiss-rolling, os tecidos são fixados em formol ao 10 %. São realizados cortes histológicos de 3 µm e processados para coloração de rotina (HE) e posterior observação. Resultados: Nesta fase otimizamos o protocolo de processamento para realizar a análise histológica de vários grupos de amostras, focando-se principalmente na identificação dos diferentes segmentos do intestino descritos e os seus componentes celulares. Perspetivas de Futuro: Para o futuro, após a otimização do processamento histopatológico, serão comparados os resultados observados entre as larvas alimentadas com diferentes lamas e o grupo controlo e será avaliado seu efeito no trato digestivo das larvas da BSF. Palavras-chave: Mosca-soldado-negro, Águas residuais, Lama, Precipitação química
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-07-12T10:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14046
url http://hdl.handle.net/10437/14046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-8805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132071979909120