Hábitos de consumo de informação dos jovens famalicenses: o smartphone e o tablet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Cátia Marina Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6053
Resumo: O advento da internet veio transformar o jornalismo e consequentemente a rotina das pessoas quanto ao acesso a notícias, já que estas passaram a ter acesso com grande rapidez a informações dos vários pontos do globo. Por isso, houve mudanças significativas nas redações dos meios de comunicação social. Quando os media perceberam as potencialidades da internet, apressaram-se a marcar presença neste novo meio e os jornalistas tiveram que se adaptar a esta nova realidade. O jornalista passou a ter que ser um “faz tudo” ao ter que produzir vários elementos multimédia como vídeos, sons, fotografias e infografias. Além disso passou a ter que gerir uma relação mais direta com o leitor, já que este passou a ter mais facilidade em comunicar com o jornalista. Com o surgimento do mercado dos smartphones e dos tablets esse contacto ainda se intensificou mais já que o indivíduo passou a ter em sua posse aparelhos que permitem recolher e enviar informações. À medida que as tecnologias móveis se foram aperfeiçoando, o smartphone e o tablet começaram a popularizar-se. Com cada vez mais funções como o acesso à internet, GPS e jogos passou a haver cada vez mais pessoas a adquirerem este tipo de equipamentos, cada vez mais baratos. Sendo os jovens nascidos da década de 80 em diante considerados nativos digitais estes são os principais utilizadores destes aparelhos, já que nasceram e cresceram com as novas tecnologias. Este estudo, numa parte mais teórica, explorou a evolução do jornalismo até à era dos dispositos móveis bem como, através da aplicação de um inquérito e análise dos resultados por métodos estatísticos, os hábitos de consumo de informação dos jovens do concelho de Vila Nova de Famalicão, no smartphone e no tablet, tendo chegado à conclusão que a maior parte dos jovens já têm smartphone (95.1%) e que apesar do mercado dos tablets só ter arrancado em 2010, com o lançamento do iPad, 54% da amostra estudada já possui o dispositivo. Neste estudo empírico foi possível também perceber que 84,8% das pessoas que possuem smartphone consulta notícias a partir deste e que 64,2% das pessoas que possuem tablet usam-no para o mesmo fim. A par destes resultados, este estudo apresenta os hábitos mais pormenorizados do que é o dia a dia, em termos de consumo informativo, dos jovens residentes neste concelho. Esta investigação surge na sequência do estágio realizado na SIC/SIC Notícias, onde se percebeu que 40.53% dos acessos ao site eram feitos através de dispositivos móveis.
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Com o surgimento do mercado dos smartphones e dos tablets esse contacto ainda se intensificou mais já que o indivíduo passou a ter em sua posse aparelhos que permitem recolher e enviar informações. À medida que as tecnologias móveis se foram aperfeiçoando, o smartphone e o tablet começaram a popularizar-se. Com cada vez mais funções como o acesso à internet, GPS e jogos passou a haver cada vez mais pessoas a adquirerem este tipo de equipamentos, cada vez mais baratos. Sendo os jovens nascidos da década de 80 em diante considerados nativos digitais estes são os principais utilizadores destes aparelhos, já que nasceram e cresceram com as novas tecnologias. Este estudo, numa parte mais teórica, explorou a evolução do jornalismo até à era dos dispositos móveis bem como, através da aplicação de um inquérito e análise dos resultados por métodos estatísticos, os hábitos de consumo de informação dos jovens do concelho de Vila Nova de Famalicão, no smartphone e no tablet, tendo chegado à conclusão que a maior parte dos jovens já têm smartphone (95.1%) e que apesar do mercado dos tablets só ter arrancado em 2010, com o lançamento do iPad, 54% da amostra estudada já possui o dispositivo. Neste estudo empírico foi possível também perceber que 84,8% das pessoas que possuem smartphone consulta notícias a partir deste e que 64,2% das pessoas que possuem tablet usam-no para o mesmo fim. A par destes resultados, este estudo apresenta os hábitos mais pormenorizados do que é o dia a dia, em termos de consumo informativo, dos jovens residentes neste concelho. Esta investigação surge na sequência do estágio realizado na SIC/SIC Notícias, onde se percebeu que 40.53% dos acessos ao site eram feitos através de dispositivos móveis.The advent of internet has transformed the journalism and consequently the people’s routine, accessing news, as they now access very quickly all information around the world. So, there were significant changes in social media newsrooms. When media realized the potential of the internet, they became present very quickly in this new medium and journalists had to adapt to this new reality. The journalist now has to be a "handyman”, producing several multimedia elements such as videos, sounds, photos and infographics. Furthermore the journalist began to manage a more direct relationship with the reader, since they now have an easier communication with the journalist. With the emergence of smartphones and tablets’ market, that contact was intensified even more because individuals began to have in their possession devices that retrieve and send information. As mobile technologies were improved, the smartphone and tablet began to popularize themselves. With more and more features such as Internet access, GPS and games, more and more people purchasing this type of equipment, which tend to be increasingly cheaper. Young people being considered digital natives, they are the main users of these devices since they were born and grew up with these technologies. This study, in a more theoretical part, explores the evolution of journalism to the mobile devices’ age as well as, by a statistical method, digital natives smartphone and tablet information consumption habits, in the municipality of Vila Nova de Famalicão. The study concluded that most young people already have smartphone (95.1%) and that although the tablets’ market only started in 2010 with the iPad’s launch, 54% of this study’s sample already own that device. In this empirical study, it was possible to realize that 84.8% of people who have smartphone search news and that 64.2% of people who own a tablet device use it for the same purpose. Alongside these results, this study provides the most detailed habits of what daily life is about, in terms of young people’s information consumption residing in this municipality.Alves, Anabela Maria GradimuBibliorumAzevedo, Cátia Marina Martins2018-09-03T15:28:39Z2015-10-12015-11-022015-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6053TID:201644916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:51.924556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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