O PISA e a participação de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Anabela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9847
Resumo: O PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa de avaliação internacional das aprendizagens dos alunos a leitura, ciências e matemática, promovido pela OCDE desde 2000. Com um quadro de referência de avaliação próprio e com um conjunto extenso de procedimentos e regras de implementação do programa muito objetivos e rigorosos, a OCDE garante, através do trabalho de um consórcio internacional desenvolvido em articulação estreita com os vários países, uma aplicação uniforme e comparável do PISA nos vários países participantes. Este artigo procura fazer uma caraterização detalhada de um dos instrumentos mais importantes da política educativa, cujo efeito na definição de políticas educativas e nas representações públicas sobre a qualidade dos sistemas de ensino nos diferentes países tem sido objeto de inúmeros estudos.
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