O PISA e a participação de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9847 |
Resumo: | O PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa de avaliação internacional das aprendizagens dos alunos a leitura, ciências e matemática, promovido pela OCDE desde 2000. Com um quadro de referência de avaliação próprio e com um conjunto extenso de procedimentos e regras de implementação do programa muito objetivos e rigorosos, a OCDE garante, através do trabalho de um consórcio internacional desenvolvido em articulação estreita com os vários países, uma aplicação uniforme e comparável do PISA nos vários países participantes. Este artigo procura fazer uma caraterização detalhada de um dos instrumentos mais importantes da política educativa, cujo efeito na definição de políticas educativas e nas representações públicas sobre a qualidade dos sistemas de ensino nos diferentes países tem sido objeto de inúmeros estudos. |
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O PISA e a participação de PortugalPISA Program for International Student AssessmentOCDEPolíticas educativasInstrumento de avaliaçãoO PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa de avaliação internacional das aprendizagens dos alunos a leitura, ciências e matemática, promovido pela OCDE desde 2000. Com um quadro de referência de avaliação próprio e com um conjunto extenso de procedimentos e regras de implementação do programa muito objetivos e rigorosos, a OCDE garante, através do trabalho de um consórcio internacional desenvolvido em articulação estreita com os vários países, uma aplicação uniforme e comparável do PISA nos vários países participantes. Este artigo procura fazer uma caraterização detalhada de um dos instrumentos mais importantes da política educativa, cujo efeito na definição de políticas educativas e nas representações públicas sobre a qualidade dos sistemas de ensino nos diferentes países tem sido objeto de inúmeros estudos.PISA (Programme for International Student Assessment) is an international student assessment program of reading, mathematics and science literacy promoted by the OECD since 2000. With a specific framework of evaluation produced by OECD and with an extensive set of objective and rigorous rules and procedures for implementing the program, the OECD provides, through the work of an international consortium developed in close coordination with participating countries, a uniform and comparable implementation of PISA in all participating countries. This article presents a detailed characterization of one of the most important instruments of educational policy, whose effect on the definition of educational policies and representations on the quality of public education systems in different countries has been the subject of numerous studies.CIES-IUL2015-09-25T09:35:48Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/9847por1647-0893Serrão, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:48.608010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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