Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sara Margarida Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8011
Resumo: O presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral, de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a uma metodologia de investigação-acção. Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e depois da intervenção didáctica. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em compreensão na leitura.
id RCAP_ed97d3f466a5661cfed86d76d7a09f5e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leituraEnsino de línguasEnsino da leitura - Ensino básico 2º cicloMétodos pedagógicosCompreensão da leituraLíngua portuguesaMotivação dos alunosO presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral, de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a uma metodologia de investigação-acção. Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e depois da intervenção didáctica. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em compreensão na leitura.The foreseen study aimed to determine the role that “ludic practices” could play in developing skills in reading comprehension. With this purpose, we proceeded to the conception and implementation of a didactic intervention focused on the approach of a full literature reading, of narrative character, with a group of basic education students from the 5th grade, using action-research. We collected data on their representations (through questionnaires) and their performance (through activities focused on reading comprehension of narrative texts), before and after the didactic intervention. The content analysis of these data and the comparison of results indicated that students showed some improvement in terms of reading comprehension at various levels, but continued to reveal many difficulties in constructing inferences. In parallel, there was an evolution in their representations that can be associated to the increasing capacity of meta-reflection on their performance regarding reading comprehension.Universidade de Aveiro2012-04-11T16:43:17Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8011porMarques, Sara Margarida Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:46Zoai:ria.ua.pt:10773/8011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:26.343262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
title Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
spellingShingle Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
Marques, Sara Margarida Costa
Ensino de línguas
Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo
Métodos pedagógicos
Compreensão da leitura
Língua portuguesa
Motivação dos alunos
title_short Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
title_full Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
title_fullStr Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
title_full_unstemmed Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
title_sort Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
author Marques, Sara Margarida Costa
author_facet Marques, Sara Margarida Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sara Margarida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo
Métodos pedagógicos
Compreensão da leitura
Língua portuguesa
Motivação dos alunos
topic Ensino de línguas
Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo
Métodos pedagógicos
Compreensão da leitura
Língua portuguesa
Motivação dos alunos
description O presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral, de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a uma metodologia de investigação-acção. Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e depois da intervenção didáctica. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em compreensão na leitura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-11T16:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8011
url http://hdl.handle.net/10773/8011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137506399092736