Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sintra, Marta Catarina Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/79564
Resumo: A presente dissertação aborda a problemática das fake news e da desinformação, designadamente no que concerne aos comportamentos e estratégias informacionais, centrando-se nas dimensões comportamentais, sobretudo no risco, na confiança, na solidariedade e na sociabilidade. Neste âmbito, objetivo fundamental é compreender de que forma o risco, o grau de confiança, a sociabilidade e a solidariedade afetam na partilha de conteúdo informacional suscetível de ser fake news e/ou desinformação. Neste contexto, procurámos compreender as formas de criação e disseminação das fake news e da desinformação e quais os papéis que a Gestão e Curadoria da Informação podem assumir neste fenómeno. Para alcançar esse desidrato iniciámos uma pesquisa documental, porque permite saber o que foi escrito, o que foi feito e o que é defendido pelos autores e as suas motivações por forma a definir e limitar o nosso objeto de estudo. Foram conduzidas entrevistas exploratórias e aplicado de um questionário a militares do Exército e a alunos do Mestrado de Gestão e Curadoria de Informação (NOVA FCSH e NOVA IMS). Os resultados sugerem que as dimensões sociabilidade e a confiança têm um impacto direto e positivo na intenção de partilhar e, por outro lado, as dimensões solidariedade e risco as hipóteses não se confirmaram. Tendo em conta a relevância destas dimensões é apresentado um modelo estrutural, demonstrando os fatores que influenciam na partilha de conteúdo informacional, suscetível de as originar. O estudo destaca as fake news enquanto tema emergente na sociedade moderna, com implicações diretas para a liberdade de expressão, nos comportamentos e, mesmo na ética informacional, propagada através das diversas plataformas online. No contexto das estratégias, o gestor e curador de informação deve estar consciente da exigência das plataformas digitais e possuir conhecimentos e competências adequadas à curadoria e gestão da informação.
id RCAP_eda7eb8db75a83bd8cde5bf9ba00cfb6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/79564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionaisFake newsDesinformaçãoGestão e Curadoria de InformaçãoComportamento InformacionalÉtica InformacionalDisinformationInformation Management and StewardshipInformation BehaviorInformation EthicsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente dissertação aborda a problemática das fake news e da desinformação, designadamente no que concerne aos comportamentos e estratégias informacionais, centrando-se nas dimensões comportamentais, sobretudo no risco, na confiança, na solidariedade e na sociabilidade. Neste âmbito, objetivo fundamental é compreender de que forma o risco, o grau de confiança, a sociabilidade e a solidariedade afetam na partilha de conteúdo informacional suscetível de ser fake news e/ou desinformação. Neste contexto, procurámos compreender as formas de criação e disseminação das fake news e da desinformação e quais os papéis que a Gestão e Curadoria da Informação podem assumir neste fenómeno. Para alcançar esse desidrato iniciámos uma pesquisa documental, porque permite saber o que foi escrito, o que foi feito e o que é defendido pelos autores e as suas motivações por forma a definir e limitar o nosso objeto de estudo. Foram conduzidas entrevistas exploratórias e aplicado de um questionário a militares do Exército e a alunos do Mestrado de Gestão e Curadoria de Informação (NOVA FCSH e NOVA IMS). Os resultados sugerem que as dimensões sociabilidade e a confiança têm um impacto direto e positivo na intenção de partilhar e, por outro lado, as dimensões solidariedade e risco as hipóteses não se confirmaram. Tendo em conta a relevância destas dimensões é apresentado um modelo estrutural, demonstrando os fatores que influenciam na partilha de conteúdo informacional, suscetível de as originar. O estudo destaca as fake news enquanto tema emergente na sociedade moderna, com implicações diretas para a liberdade de expressão, nos comportamentos e, mesmo na ética informacional, propagada através das diversas plataformas online. No contexto das estratégias, o gestor e curador de informação deve estar consciente da exigência das plataformas digitais e possuir conhecimentos e competências adequadas à curadoria e gestão da informação.This dissertation deals with the problems of fake news and disinformation, particularly with regard to informational behaviors and strategies, focusing on behavioral dimensions, especially on risk, trust, solidarity and sociability. In this context, the fundamental objective is to understand how risk, trust, sociability and solidarity affect the sharing of informational content that may be fake news and / or misinformation. In this context, we have tried to understand the ways in which fake news and disinformation are created and disseminated, and what roles the Information Management and Curatorization can play in this phenomenon. In order to reach this dehydrate we started a documentary search, because it allows us to know what was written, what was done and what is defended by the authors and their motivations in order to define and limit our object of study. Exploratory interviews were carried out and a questionnaire was applied to army soldiers and students of the Master of Information Management and Curatorate (NOVA FCSH and NOVA IMS). The results suggest that the dimensions sociability and trust have a direct and positive impact on the intention to share and, on the other hand, the dimensions of solidarity and risk, the hypotheses have not been confirmed. Considering the relevance of these dimensions is presented a structural model, demonstrating the factors that influence the sharing of information content, which may originate them. The study highlights fake news as an emerging theme in modern society, with direct implications for freedom of expression, behavior and even informational ethics, propagated through the various online platforms. In the context of strategies, the information manager and curator must be aware of the requirement of digital platforms and have the appropriate knowledge and skills to curate and manage information.Vai, Carlos Tam ChuemTelo, Paula Alexandra Ochôa de CarvalhoRUNSintra, Marta Catarina Dias2019-08-29T15:08:59Z2019-07-152019-06-142019-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/79564TID:202266281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:18Zoai:run.unl.pt:10362/79564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:48.704636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
title Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
spellingShingle Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
Sintra, Marta Catarina Dias
Fake news
Desinformação
Gestão e Curadoria de Informação
Comportamento Informacional
Ética Informacional
Disinformation
Information Management and Stewardship
Information Behavior
Information Ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
title_full Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
title_fullStr Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
title_full_unstemmed Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
title_sort Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais
author Sintra, Marta Catarina Dias
author_facet Sintra, Marta Catarina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vai, Carlos Tam Chuem
Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Sintra, Marta Catarina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Desinformação
Gestão e Curadoria de Informação
Comportamento Informacional
Ética Informacional
Disinformation
Information Management and Stewardship
Information Behavior
Information Ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Fake news
Desinformação
Gestão e Curadoria de Informação
Comportamento Informacional
Ética Informacional
Disinformation
Information Management and Stewardship
Information Behavior
Information Ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A presente dissertação aborda a problemática das fake news e da desinformação, designadamente no que concerne aos comportamentos e estratégias informacionais, centrando-se nas dimensões comportamentais, sobretudo no risco, na confiança, na solidariedade e na sociabilidade. Neste âmbito, objetivo fundamental é compreender de que forma o risco, o grau de confiança, a sociabilidade e a solidariedade afetam na partilha de conteúdo informacional suscetível de ser fake news e/ou desinformação. Neste contexto, procurámos compreender as formas de criação e disseminação das fake news e da desinformação e quais os papéis que a Gestão e Curadoria da Informação podem assumir neste fenómeno. Para alcançar esse desidrato iniciámos uma pesquisa documental, porque permite saber o que foi escrito, o que foi feito e o que é defendido pelos autores e as suas motivações por forma a definir e limitar o nosso objeto de estudo. Foram conduzidas entrevistas exploratórias e aplicado de um questionário a militares do Exército e a alunos do Mestrado de Gestão e Curadoria de Informação (NOVA FCSH e NOVA IMS). Os resultados sugerem que as dimensões sociabilidade e a confiança têm um impacto direto e positivo na intenção de partilhar e, por outro lado, as dimensões solidariedade e risco as hipóteses não se confirmaram. Tendo em conta a relevância destas dimensões é apresentado um modelo estrutural, demonstrando os fatores que influenciam na partilha de conteúdo informacional, suscetível de as originar. O estudo destaca as fake news enquanto tema emergente na sociedade moderna, com implicações diretas para a liberdade de expressão, nos comportamentos e, mesmo na ética informacional, propagada através das diversas plataformas online. No contexto das estratégias, o gestor e curador de informação deve estar consciente da exigência das plataformas digitais e possuir conhecimentos e competências adequadas à curadoria e gestão da informação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29T15:08:59Z
2019-07-15
2019-06-14
2019-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/79564
TID:202266281
url http://hdl.handle.net/10362/79564
identifier_str_mv TID:202266281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137978461716480