Identificação de padrões de atividade física e comportamentos sedentários em adolescentes, com recurso à avaliação momentânea ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Adilson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peralta,Miguel, Martins,João, Sarmento,Hugo, Costa,Francisco Carreiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252016000100006
Resumo: Objetivos O conhecimento dos níveis de atividade física e dos comportamentos sedentários dos adolescentes é importante para que as intervenções no âmbito da promoção da saúde possam estar de acordo com a população-alvo. Assim sendo, o objetivo do estudo foi descrever a prática de atividade física, os comportamentos sedentários e diferentes perfis comportamentais de adolescentes citadinos. Métodos Participaram no estudo 651 adolescentes (273 rapazes e 378 raparigas), com idades compreendidas entre os 12-14 anos, que frequentavam 4 escolas do ensino público em Lisboa. Os dados foram recolhidos através de fichas de registo diário de avaliação momentânea ecológica, com intervalos de 15 minutos. Resultados Nos dias de semana, estudar foi o comportamento mais praticado (rapazes 114,5 min/dia; 11,3%, raparigas 135,4 min/dia; 13,1%); seguido de ver televisão (rapazes 97,8 min/dia; 9,6%, raparigas 59,7 min/dia; 5,8%); usar o computador, para os rapazes (42,7 min/dia; 4,2%), e falar com amigos (31,5 min/dia; 3%), para as raparigas. Rapazes e raparigas dedicaram 40,9 min/dia (4%) e 24 min/dia (2,3%) a praticar atividade física, respetivamente. No fim-de-semana, para os rapazes destacou-se o tempo a ver televisão (145,8 min/dia; 13,5%) e usar o computador (136,6 min/dia; 12,9%), e para as raparigas estudar (144,3 min/dia; 13,1%) e ver televisão (133,5 min/dia; 12,2%). Com base nos comportamentos mais praticados, foram traçados 3 perfis dos adolescentes. Para os rapazes destacaram-se: 1) pouco ativos, pouco dedicados aos estudos, mas que passavam muito tempo no computador, a ver televisão e a conversar com amigos (n = 63); 2) dedicados aos estudos, não praticavam atividade física e viam pouco a televisão e o computador (n = 126); 3) fisicamente ativos, muito tempo a ver televisão e pouco dedicados aos estudos (n = 84). Para as raparigas destacaram-se as: 1) fisicamente ativas, que passavam pouco tempo a estudar e a ver televisão (n = 28); 2) que passavam muito tempo a estudar e conversar com os amigos e pouco ativas (n = 77); 3) as que passavam muito tempo a ver televisão e pouco tempo a conversar com os amigos e a praticarem atividade física (n = 273). Conclusão As raparigas apresentaram níveis de atividade física inferiores aos rapazes. Os rapazes, apesar de apresentarem níveis mais elevados de atividade física do que as raparigas, apresentaram igualmente níveis mais elevados de comportamentos sedentários. Estes dados sugerem que é possível ser considerado fisicamente ativo e passar muito tempo em comportamentos sedentários. Isso deve ser considerado no planeamento de intervenções com vista a promover estilos de vida ativos e saudáveis junto dos adolescentes.
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