ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS EM ADOLESCENTES PHYSICAL ACTIVITY AND SEDENTARY BEHAVIORS AMONG ADOLESCENTS
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/330 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever o nível de atividade física e a prevalência de atividades sedentárias, além de verificar a associação entre o nível de atividade física e os diferentes comportamentos sedentários. A amostra foi composta por 606 adolescentes (15,7 ± 1,3 anos), sendo 288 (47,5%) meninos e 318 (52,5%) das séries acadêmicas do ensino médio de três escolas estaduais de ensino da cidade de São Paulo. O nível de atividade física foi avaliado por meio do “Questionário internacional de atividade física” (Ipaq), versão VIII curta, e as atividades sedentárias foram avaliadas por um questionário estruturado, que tinha como objetivo quantificar o tempo diário gasto fora da escola nas atividades a seguir: assistindo à TV, utilizando o computador, jogando videogame, lendo revistas e livros e realizando outras atividades sedentárias. A análise de dados foi realizada pelo teste Qui-Quadrado e pelo teste de associação de Goodman-Kruskal Gamma, com nível de significância de p < 0,05. Foi encontrada diferença significativa no tempo que meninos e meninas gastavam em relação às atividades sedentárias. As meninas utilizavam mais o computador e os meninos jogavam mais videogame. Os meninos foram significativamente mais ativos do que as meninas, independentemente da prática de caminhada. O tempo assistindo à TV, o tempo utilizando o computador e o tempo total em atividades sedentárias apresentaram associação negativa com o nível de atividade física para ambos os gêneros. Somente para os meninos houve associação positiva entre tempo de videogame e nível de atividade física. Portanto, conclui-se que os meninos foram mais ativos do que as meninas e que os comportamentos sedentários se associaram negativamente com o nível de atividade física, exceto para o uso do videogame entre os meninos. |
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O objetivo deste estudo foi descrever o nível de atividade física e a prevalência de atividades sedentárias, além de verificar a associação entre o nível de atividade física e os diferentes comportamentos sedentários. A amostra foi composta por 606 adolescentes (15,7 ± 1,3 anos), sendo 288 (47,5%) meninos e 318 (52,5%) das séries acadêmicas do ensino médio de três escolas estaduais de ensino da cidade de São Paulo. O nível de atividade física foi avaliado por meio do “Questionário internacional de atividade física” (Ipaq), versão VIII curta, e as atividades sedentárias foram avaliadas por um questionário estruturado, que tinha como objetivo quantificar o tempo diário gasto fora da escola nas atividades a seguir: assistindo à TV, utilizando o computador, jogando videogame, lendo revistas e livros e realizando outras atividades sedentárias. A análise de dados foi realizada pelo teste Qui-Quadrado e pelo teste de associação de Goodman-Kruskal Gamma, com nível de significância de p < 0,05. Foi encontrada diferença significativa no tempo que meninos e meninas gastavam em relação às atividades sedentárias. As meninas utilizavam mais o computador e os meninos jogavam mais videogame. Os meninos foram significativamente mais ativos do que as meninas, independentemente da prática de caminhada. O tempo assistindo à TV, o tempo utilizando o computador e o tempo total em atividades sedentárias apresentaram associação negativa com o nível de atividade física para ambos os gêneros. Somente para os meninos houve associação positiva entre tempo de videogame e nível de atividade física. Portanto, conclui-se que os meninos foram mais ativos do que as meninas e que os comportamentos sedentários se associaram negativamente com o nível de atividade física, exceto para o uso do videogame entre os meninos. |
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