ENSINO E FORMAÇÃO EM DOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bico, Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27490
Resumo: Deficiências na educação e formação dos profissionais de saúde. Conhecimento limitado, compreensão inadequada e preparação emocional insuficiente impedem o controle adequado da dor. A avaliação abrangente da dor e as abordagens de tratamento multidisciplinar são pouco compreendidas quando a dor é ensinada como um sintoma e não como uma condição. A falta de formação e os mitos podem levar a medos irracionais sobre os efeitos colaterais dos opióides e a crenças erradas sobre o risco de dependência, mesmo em doentes oncológicos. Em alguns casos, os doentes não recebem analgésicos apropriados porque os profissionais de saúde estão muito ocupados, desinteressados ou não estão preparados para responder prontamente, com compaixão e empatia ao sofrimento do doente.
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