O papel da cultura organizacional nos processos de criação e partilha do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2607 |
Resumo: | A presente investigação, visa dar um contributo para o estudo da temática da gestão do conhecimento, ao explorar um dos fatores que poderá contribuir para os subprocessos de criação e partilha do conhecimento, o qual é tão importante na contemporaneidade. Neste sentido, procurar-se-á explorar a relação entre a cultura organizacional – conceptualizada segundo a abordagem do modelo dos valores contrastantes de Quinn (1983, 1988) – e os comportamentos de inovação no contexto laboral e os comportamentos de partilha – nas suas dimensões de transmissão e recolha do conhecimento. Seguindo uma abordagem metodológica quantitativa, com recurso ao método por questionário autoadministrado, foram inquiridos 112 docentes do Ensino Superior Universitário, pertencentes a dois grupos de instituições académicas de Portugal Continental, segmentadas em Universidade Pública (com 59 participantes) e Universidade Privada (com 51 participantes), localizadas no Interior e no Litoral do País, respetivamente. De forma global, os resultados sugerem a existência de uma associação positiva entre a perceção da cultura organizacional e a manifestação de comportamentos de inovação no trabalho e de comportamentos de transmissão e recolha do conhecimento. Na amostra estudada verificou-se, tal como hipotetizado, a existência de algumas diferenças, estatisticamente significativas, entre os dois grupos de Universidades, de acordo com as suas características. Os dados obtidos apontam ainda para a existência de uma associação positiva entre os comportamentos de partilha e os comportamentos inovadores. Ulteriormente à apresentação e discussão dos resultados são apresentados os principais contributos e limitações do estudo, bem como, a indicação de algumas sugestões para investigações futuras. |
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