Relação escola-família : Entre perceções e estratégias em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Margarida Tomé Coutinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8364
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n. º165 de 28 de agosto de 2017
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Segundo Silva, Marques, Mata e Rosa (2016) e, Sousa e Sarmento (2010) as famílias são os primeiros educadores das crianças, tendo desta forma o direito de participar, escolher e conhecer a resposta educativa que desejam para estas, pois o sucesso na educação das crianças está diretamente interligado com a relação escola-família desempenham em colaboração. Neste sentido, Epstein (1992; 2013) criou uma teoria de participação de cariz sociológica onde expões seis tipologias de envolvimento e práticas, com vista nas interações entre escola, família e comunidade. Brito et al. (2020, p.4), face à nova realidade provocada pela Covid-19, afirma que a ação dos profissionais de educação de infância junto das famílias é fundamental, pois estes são “(...)parte integrante do bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças.” Com base na temática investigada, o relatório tem como objetivo compreender as alterações que surgiram na relação escola-família face à situação pandémica Covid-19, tendo assim as seguintes questões de partida: • Que alterações/adaptações a situação pandémica por Covid-19 originou na relação escola-família? • Quais os efeitos – positivos e negativos – que as famílias e os profissionais identificam na sua relação? Na investigação com carácter qualitativo utilizei como técnicas de recolha de dados a observação, recorrendo a notas de observação presentes no diário de bordo da prática supervisionada e realizei questionários à educadora cooperante e familiares das crianças do grupo que segui no período de estágio. Em suma, este estudo permitiu-me identificar que existem alterações na relação escola-família devido ao aparecimento da pandemia Covid-19, principalmente a nível de comunicação que passou a ser maioritariamente online através da utilização de plataformas digitais, e a nível da participação, que teve de ser readaptada devido ao facto de a DGS e Ministério de Educação declararem que as famílias não podem entrar nas instituições como medida de mitigação do vírus.The following report was constructed according to the experiences that took place in the internship course, in view of the theme Education and Family, more specifically in times of pandemic. According to Silva, Marques, Mata and Rosa (2016) and Sousa and Sarmento (2010) families are the first educators of children, thus having the right to participate, choose and know the educational response they want for them, because success in children's education is directly intertwined with the school-family relationship they play in collaboration. In this sense, Epstein (1992; 2013) created a theory of sociological participation where he exposes six types of involvement and practices, with a view to the interactions between school, family and community. Brito et al. (2020, p.4), given the new reality provoked by Covid-19, states that the action of childhood education professionals with families is fundamental, because they are "(...) the well-being, development and learning of children." Based on the theme investigated, the report aims to understand the changes that have arisen in the school-family relationship in relation to the covid-19 situation, thus having the following starting questions: • What changes/adaptations to the situation by Covid-19 originated in the school-family relationship? • What effects - positive and negative - that families and professionals identify in their relationship? In the qualitative research I used as data collection techniques the observation, using observation notes present in the logbook of supervised practice and conducted questionnaires to the cooperative educator and family members of the children of the group I followed in the internship period. In a nutspantry, this study allowed me to identify that there are changes in the school-family relationship due to the appearance of the Covid-19 pandemic, mainly at the level of communication that has become mostly online through the use of digital platforms, and in terms of participation, which had to be readapted due to the fact that the DGS and Ministry of vii Education declare that families cannot enter the institutions as a measure of mitigation of the virus.Repositório do ISPADuarte, Ana Margarida Tomé Coutinho2021-11-18T15:43:35Z2021-08-27T00:00:00Z2021-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8364202787230porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:12Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:12.019301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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