O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Silmara Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5211
Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo de caso sobre o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos, com a utilização da aprendizagem cooperativa. Nossa pesquisa partiu do nosso contexto profissional e pela convicção de que o supervisor pedagógico deve exercer um papel importante no desenvolvimento profissional de seus supervisionados e que um trabalho cooperativo entre os docentes e entre os alunos poderá trazer inúmeros benefícios em diferentes âmbitos. Embasamo-nos em estudos realizados sobre a aprendizagem cooperativa e seus benefícios para o processo de aprendizagem, bem como nos conceitos de supervisão pedagógica numa perspectiva evolutiva, com a sua necessidade crescente de proporcionar aos professores ambientes de reflexão, cooperação e práticas de entreajuda, levando-os, consequentemente a melhoria de sua prática. No campo da Supervisão Pedagógica, esta deve emergir dentro das escolas como uma ação dinamizadora de diversas atividades colaborativas de trabalho, adquirindo um papel de mediadora da aprendizagem e integração de saberes e competências, numa dimensão pedagógica, didática e de desenvolvimento profissional. Foi adotada para essa pesquisa uma metodologia qualitativa, com opção de um estudo de caso, onde participaram três docentes e cem alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. As técnicas, utilizadas para a recolha de dados, foram a entrevista para os professores e o questionário para os alunos, com posterior análise do conteúdo das respostas e a identificação de suas respectivas categorias e subcategorias. Em síntese, as conclusões do estudo indicam que os docentes e os alunos trabalharam em um ambiente cooperativo, de reflexão e apoio conjunto entre pares, que os professores reconhecem o seu supervisor como um mediador para o seu desenvolvimento profissional e que professores e alunos perceberam que a aprendizagem cooperativa traz inúmeros benefícios para todos, principalmente no que diz respeito às competências acadêmicas e competências sociais.
id RCAP_ee31dbdedfa101ac313dadb2209f8a22
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativaSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalAprendizagem cooperativaEsta dissertação consiste em um estudo de caso sobre o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos, com a utilização da aprendizagem cooperativa. Nossa pesquisa partiu do nosso contexto profissional e pela convicção de que o supervisor pedagógico deve exercer um papel importante no desenvolvimento profissional de seus supervisionados e que um trabalho cooperativo entre os docentes e entre os alunos poderá trazer inúmeros benefícios em diferentes âmbitos. Embasamo-nos em estudos realizados sobre a aprendizagem cooperativa e seus benefícios para o processo de aprendizagem, bem como nos conceitos de supervisão pedagógica numa perspectiva evolutiva, com a sua necessidade crescente de proporcionar aos professores ambientes de reflexão, cooperação e práticas de entreajuda, levando-os, consequentemente a melhoria de sua prática. No campo da Supervisão Pedagógica, esta deve emergir dentro das escolas como uma ação dinamizadora de diversas atividades colaborativas de trabalho, adquirindo um papel de mediadora da aprendizagem e integração de saberes e competências, numa dimensão pedagógica, didática e de desenvolvimento profissional. Foi adotada para essa pesquisa uma metodologia qualitativa, com opção de um estudo de caso, onde participaram três docentes e cem alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. As técnicas, utilizadas para a recolha de dados, foram a entrevista para os professores e o questionário para os alunos, com posterior análise do conteúdo das respostas e a identificação de suas respectivas categorias e subcategorias. Em síntese, as conclusões do estudo indicam que os docentes e os alunos trabalharam em um ambiente cooperativo, de reflexão e apoio conjunto entre pares, que os professores reconhecem o seu supervisor como um mediador para o seu desenvolvimento profissional e que professores e alunos perceberam que a aprendizagem cooperativa traz inúmeros benefícios para todos, principalmente no que diz respeito às competências acadêmicas e competências sociais.This dissertation consists in a case study on the role of the educational supervisor in teachers' professional development and its effects on student learning with the use of cooperative learning. Our research started in our professional context and the knowledge that the educational supervisor should play an important role in the professional development of its supervised and cooperative work among teachers and students can bring numerous benefits in different areas. Based on studies on cooperative learning and its benefits to the learning process as well as the concepts of pedagogical supervision in an evolutionary perspective, with its increasing needs to provide reflection environments teachers, cooperation and mutual assistance practices, taking -the consequently the improvement of their practice. In the field of Supervision, this should emerge within schools as a proactive action in several collaborative activities to work, acquiring a mediating role of learning and integration of knowledge and skills in an educational dimension, teaching and professional development. For this research was adopted a qualitative methodology, with an option of a case study, attended by three teachers and hundred students of the third year of high school of a public school in the state of Ceará. The techniques used for data collection were the interview to the teachers and the questionnaire for students, with subsequent analysis of the answers and the identification of their respective categories and subcategories. In summary, the findings indicate that teachers and students worked in a cooperative environment, reflection and joint support among peers, teachers recognize their supervisor as a mediator for their professional development and teachers and students realized that cooperative learning brings numerous benefits to all, especially with regard to academic and social skills.2015-10-26T19:29:40Z2015-10-26T00:00:00Z2015-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5211porNunes, Silmara Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:03.030842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
title O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
spellingShingle O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
Nunes, Silmara Sousa
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem cooperativa
title_short O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
title_full O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
title_fullStr O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
title_sort O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
author Nunes, Silmara Sousa
author_facet Nunes, Silmara Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Silmara Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem cooperativa
topic Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem cooperativa
description Esta dissertação consiste em um estudo de caso sobre o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos, com a utilização da aprendizagem cooperativa. Nossa pesquisa partiu do nosso contexto profissional e pela convicção de que o supervisor pedagógico deve exercer um papel importante no desenvolvimento profissional de seus supervisionados e que um trabalho cooperativo entre os docentes e entre os alunos poderá trazer inúmeros benefícios em diferentes âmbitos. Embasamo-nos em estudos realizados sobre a aprendizagem cooperativa e seus benefícios para o processo de aprendizagem, bem como nos conceitos de supervisão pedagógica numa perspectiva evolutiva, com a sua necessidade crescente de proporcionar aos professores ambientes de reflexão, cooperação e práticas de entreajuda, levando-os, consequentemente a melhoria de sua prática. No campo da Supervisão Pedagógica, esta deve emergir dentro das escolas como uma ação dinamizadora de diversas atividades colaborativas de trabalho, adquirindo um papel de mediadora da aprendizagem e integração de saberes e competências, numa dimensão pedagógica, didática e de desenvolvimento profissional. Foi adotada para essa pesquisa uma metodologia qualitativa, com opção de um estudo de caso, onde participaram três docentes e cem alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. As técnicas, utilizadas para a recolha de dados, foram a entrevista para os professores e o questionário para os alunos, com posterior análise do conteúdo das respostas e a identificação de suas respectivas categorias e subcategorias. Em síntese, as conclusões do estudo indicam que os docentes e os alunos trabalharam em um ambiente cooperativo, de reflexão e apoio conjunto entre pares, que os professores reconhecem o seu supervisor como um mediador para o seu desenvolvimento profissional e que professores e alunos perceberam que a aprendizagem cooperativa traz inúmeros benefícios para todos, principalmente no que diz respeito às competências acadêmicas e competências sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26T19:29:40Z
2015-10-26T00:00:00Z
2015-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5211
url http://hdl.handle.net/10348/5211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105088086016