O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sherydan Lima Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7189
Resumo: A realização desse trabalho teve como ponto de partida um estudo de caso sobre o papel do coordenador no planejamento cooperativo um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa. Essa proposta de pesquisa partiu da necessidade de trabalhar num contexto de cooperação e sobre o papel desempenhado pelo supervisor/coordenador pedagógico no ambiente escolar. O embasamento teórico permitiu que houvesse mais compreensão sobre o processo da supervisão pedagógica, o planejamento e aprendizagem cooperativa. Os estudos sobre esse tema também permitiu que se pusesse em prática atitudes de cooperação na coordenação pedagógica. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo a participação da pesquisadora agindo no papel de coordenadora e de cinco professoras de uma escola particular de Educação Infantil da cidade de Fortaleza no estado do Ceará. As técnicas para obtenção e análise de dados foram questionários e entrevistas aplicados as cinco professoras antes e depois do estudo de caso. Todos os momentos deste trabalho também foram descritos através de um Diário de Bordo pela pesquisadora. Ao final do estudo constatou-se que todo trabalho onde há participação coletiva há maior entrosamento da equipe e os benefícios são inúmeros, no ambiente, onde as práticas de cooperação são comuns no ambiente escolar.
id RCAP_fccc5ef8c5c2c57be6fbc1a8508cf3f7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaSupervisão pedagógicaCoordenação pedagógicaA realização desse trabalho teve como ponto de partida um estudo de caso sobre o papel do coordenador no planejamento cooperativo um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa. Essa proposta de pesquisa partiu da necessidade de trabalhar num contexto de cooperação e sobre o papel desempenhado pelo supervisor/coordenador pedagógico no ambiente escolar. O embasamento teórico permitiu que houvesse mais compreensão sobre o processo da supervisão pedagógica, o planejamento e aprendizagem cooperativa. Os estudos sobre esse tema também permitiu que se pusesse em prática atitudes de cooperação na coordenação pedagógica. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo a participação da pesquisadora agindo no papel de coordenadora e de cinco professoras de uma escola particular de Educação Infantil da cidade de Fortaleza no estado do Ceará. As técnicas para obtenção e análise de dados foram questionários e entrevistas aplicados as cinco professoras antes e depois do estudo de caso. Todos os momentos deste trabalho também foram descritos através de um Diário de Bordo pela pesquisadora. Ao final do estudo constatou-se que todo trabalho onde há participação coletiva há maior entrosamento da equipe e os benefícios são inúmeros, no ambiente, onde as práticas de cooperação são comuns no ambiente escolar.This work took as its starting point a case study on the coordinator's role in cooperative planning a case study using cooperative learning. This research proposal stemmed from the need to work in a context of cooperation and on the role played by the supervisor / pedagogical coordinator in the school environment. The theoretical basis allowed were more understanding of the process of pedagogical supervision, planning and cooperative learning. Studies on this issue also made it possible to put into practice actions for cooperation in education supervision. For this research a qualitative methodology was used, with the participation of the researcher acting as coordinator and five teachers from a private school of Early Childhood Education of the city of Fortaleza in Ceara state. The techniques for obtaining and analyzing data were questionnaires and five teachers applied interviews before and after the case study. Every moment of this work was also described through a Diary by the researcher. At the end of the study it was found that all work where there is collective participation there is greater integration of the team and the benefits are numerous in the environment where the cooperation practices are common in the school environment.2017-01-30T11:21:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7189pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Sherydan Lima Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:11.191415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
title O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
spellingShingle O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
Gomes, Sherydan Lima Ferreira
Aprendizagem cooperativa
Supervisão pedagógica
Coordenação pedagógica
title_short O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
title_full O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
title_fullStr O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
title_sort O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
author Gomes, Sherydan Lima Ferreira
author_facet Gomes, Sherydan Lima Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sherydan Lima Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Supervisão pedagógica
Coordenação pedagógica
topic Aprendizagem cooperativa
Supervisão pedagógica
Coordenação pedagógica
description A realização desse trabalho teve como ponto de partida um estudo de caso sobre o papel do coordenador no planejamento cooperativo um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa. Essa proposta de pesquisa partiu da necessidade de trabalhar num contexto de cooperação e sobre o papel desempenhado pelo supervisor/coordenador pedagógico no ambiente escolar. O embasamento teórico permitiu que houvesse mais compreensão sobre o processo da supervisão pedagógica, o planejamento e aprendizagem cooperativa. Os estudos sobre esse tema também permitiu que se pusesse em prática atitudes de cooperação na coordenação pedagógica. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo a participação da pesquisadora agindo no papel de coordenadora e de cinco professoras de uma escola particular de Educação Infantil da cidade de Fortaleza no estado do Ceará. As técnicas para obtenção e análise de dados foram questionários e entrevistas aplicados as cinco professoras antes e depois do estudo de caso. Todos os momentos deste trabalho também foram descritos através de um Diário de Bordo pela pesquisadora. Ao final do estudo constatou-se que todo trabalho onde há participação coletiva há maior entrosamento da equipe e os benefícios são inúmeros, no ambiente, onde as práticas de cooperação são comuns no ambiente escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-30T11:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7189
url http://hdl.handle.net/10348/7189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137138384568320