O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82977 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_b5bf726d3c2de99d81cdda368181156e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da ParfoisThe internationalization process in companies of the fashion sector: Parfois case studyEstratégiasInternacionalizaçãoModos de entradaMotivaçõesSetor da modaEntry modesFashion sectorInternationalizationMotivationsStrategiesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisFatores como a globalização e a saturação do mercado interno, têm levado muitas empresas a optar por se internacionalizar. Efetivamente, a exploração de mercados externos revelou-se fundamental para evitar os constrangimentos resultantes de um mercado interno cada vez mais saturado. Consequentemente, o estudo do processo de internacionalização das empresas tem-se revelado cada vez mais pertinente, daí a escolha desta dissertação ter recaído nesta problemática, nomeadamente no que diz respeito ao setor da moda. Quando uma empresa decide internacionalizar-se, há uma série de decisões que têm de ser tomadas, sendo que os objetivos desta dissertação passaram por: perceber quais foram os modos de entrada, as motivações e o posicionamento estratégico inerentes à internacionalização de uma empresa no setor da moda. Por forma a atingir estes objetivos, foi realizada uma revisão da literatura contemporânea sobre a internacionalização das empresas e também do setor da moda. Através da metodologia do estudo de caso, procedeu-se à análise qualitativa do processo de internacionalização de uma empresa do setor da moda, a empresa Parfois, sendo que a mesma foi alvo de um estudo minucioso referente ao seu processo de internacionalização. O processo de internacionalização da Parfois-Barata & Ramilo S.A foi considerado de sucesso, pelo que a marca está atualmente presente em mais de 70 países, sendo que a sua expansão internacional ficou marcada não somente devido à sua dimensão, mas sobretudo por ter abrangido regiões com culturas e particularidades distintas.Factors such as globalization and the saturation of the domestic market have led many companies to opt for internationalization. Indeed, the exploration of foreign markets has proved to be essential, avoiding the constraints resulting of an increasingly saturated domestic market. Consequently, the study of the internationalization process of companies has proved to be very pertinent, hence the choice of this research has fallen on this issue, particularly into the fashion sector. When a company decides to internationalize, a series of decisions need to be taken, and the main point of this research were understood which were the entry modes, the motivations, and the strategic positioning inherent to the internationalization of a company in the fashion sector. To achieve these objectives, a review of contemporary literature on the internationalization of companies and how the fashion sector was conducted. Through the case study methodology, it was proceeded the qualitative analysis of the internationalization process of a Portuguese company in the fashion sector, Parfois, which was the subject of a detailed study. The internationalization process of Parfois-Barata & Ramilo S.A. was considered successful, and the brand is currently present in over 70 countries. Its international expansion was marked not only by its size, but also by covered regions and countries with distinct cultures and particularities.Carballo-Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoSilva, Ana Margarida Barbosa da2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82977por203199642info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:21.943914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois The internationalization process in companies of the fashion sector: Parfois case study |
title |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
spellingShingle |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois Silva, Ana Margarida Barbosa da Estratégias Internacionalização Modos de entrada Motivações Setor da moda Entry modes Fashion sector Internationalization Motivations Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
title_full |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
title_fullStr |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
title_full_unstemmed |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
title_sort |
O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois |
author |
Silva, Ana Margarida Barbosa da |
author_facet |
Silva, Ana Margarida Barbosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carballo-Cruz, Francisco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Margarida Barbosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Internacionalização Modos de entrada Motivações Setor da moda Entry modes Fashion sector Internationalization Motivations Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Estratégias Internacionalização Modos de entrada Motivações Setor da moda Entry modes Fashion sector Internationalization Motivations Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-24 2023-01-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/82977 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/82977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203199642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133046947971072 |