O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Margarida Barbosa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82977
Resumo: Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_b5bf726d3c2de99d81cdda368181156e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da ParfoisThe internationalization process in companies of the fashion sector: Parfois case studyEstratégiasInternacionalizaçãoModos de entradaMotivaçõesSetor da modaEntry modesFashion sectorInternationalizationMotivationsStrategiesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisFatores como a globalização e a saturação do mercado interno, têm levado muitas empresas a optar por se internacionalizar. Efetivamente, a exploração de mercados externos revelou-se fundamental para evitar os constrangimentos resultantes de um mercado interno cada vez mais saturado. Consequentemente, o estudo do processo de internacionalização das empresas tem-se revelado cada vez mais pertinente, daí a escolha desta dissertação ter recaído nesta problemática, nomeadamente no que diz respeito ao setor da moda. Quando uma empresa decide internacionalizar-se, há uma série de decisões que têm de ser tomadas, sendo que os objetivos desta dissertação passaram por: perceber quais foram os modos de entrada, as motivações e o posicionamento estratégico inerentes à internacionalização de uma empresa no setor da moda. Por forma a atingir estes objetivos, foi realizada uma revisão da literatura contemporânea sobre a internacionalização das empresas e também do setor da moda. Através da metodologia do estudo de caso, procedeu-se à análise qualitativa do processo de internacionalização de uma empresa do setor da moda, a empresa Parfois, sendo que a mesma foi alvo de um estudo minucioso referente ao seu processo de internacionalização. O processo de internacionalização da Parfois-Barata & Ramilo S.A foi considerado de sucesso, pelo que a marca está atualmente presente em mais de 70 países, sendo que a sua expansão internacional ficou marcada não somente devido à sua dimensão, mas sobretudo por ter abrangido regiões com culturas e particularidades distintas.Factors such as globalization and the saturation of the domestic market have led many companies to opt for internationalization. Indeed, the exploration of foreign markets has proved to be essential, avoiding the constraints resulting of an increasingly saturated domestic market. Consequently, the study of the internationalization process of companies has proved to be very pertinent, hence the choice of this research has fallen on this issue, particularly into the fashion sector. When a company decides to internationalize, a series of decisions need to be taken, and the main point of this research were understood which were the entry modes, the motivations, and the strategic positioning inherent to the internationalization of a company in the fashion sector. To achieve these objectives, a review of contemporary literature on the internationalization of companies and how the fashion sector was conducted. Through the case study methodology, it was proceeded the qualitative analysis of the internationalization process of a Portuguese company in the fashion sector, Parfois, which was the subject of a detailed study. The internationalization process of Parfois-Barata & Ramilo S.A. was considered successful, and the brand is currently present in over 70 countries. Its international expansion was marked not only by its size, but also by covered regions and countries with distinct cultures and particularities.Carballo-Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoSilva, Ana Margarida Barbosa da2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82977por203199642info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:21.943914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
The internationalization process in companies of the fashion sector: Parfois case study
title O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
spellingShingle O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
Silva, Ana Margarida Barbosa da
Estratégias
Internacionalização
Modos de entrada
Motivações
Setor da moda
Entry modes
Fashion sector
Internationalization
Motivations
Strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
title_full O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
title_fullStr O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
title_full_unstemmed O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
title_sort O processo de internacionalização nas empresas do setor da moda: estudo de caso da Parfois
author Silva, Ana Margarida Barbosa da
author_facet Silva, Ana Margarida Barbosa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carballo-Cruz, Francisco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Margarida Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Internacionalização
Modos de entrada
Motivações
Setor da moda
Entry modes
Fashion sector
Internationalization
Motivations
Strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Estratégias
Internacionalização
Modos de entrada
Motivações
Setor da moda
Entry modes
Fashion sector
Internationalization
Motivations
Strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24
2023-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82977
url https://hdl.handle.net/1822/82977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203199642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133046947971072