Convergências e divergências no ensino do acordeão em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Carisa Sofia Camilo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5842
Resumo: O presente relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas, contudo relacionadas entre si. A primeira parte insere-se no contexto de lecionação no Conservatório Regional de Castelo Branco, abordando questões relacionadas com a disciplina de instrumento e classe de conjunto. Aqui serão explanados todos os documentos fundamentais que servem de base à prática da docência, como planificações, relatórios, atividades e outros documentos que complementam a compreensão do trabalho que foi desenvolvido junto dos alunos. Na segunda parte poderemos encontrar todo o processo de desenvolvimento da investigação em torno da problemática sugerida pelo título: “Convergências e Divergências no ensino do acordeão em Portugal”. Desta forma identifica-se claramente a questão central que aqui se coloca: será o ensino do acordeão em Portugal caraterizado predominantemente por convergências ou divergências? A investigação assume um carácter de estudo de caso num plano predominantemente qualitativo, embora com recurso a estratégias quantitativas. A recolha de dados foi realizada através de questionários a alunos, professores e diretores de escolas e entrevistas dirigidas aos professores do ensino superior de acordeão em Portugal. Primeiramente foram analisados os resultados provenientes das várias fontes e posteriormente cruzaram-se estes dados, na procura pelas conclusões finais da investigação. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento dos dados, tendo sido utilizadas técnicas específicas como o caso de grelhas de categorização. O sentido genérico deste estudo remete para uma investigação bastante abrangente, aprofundando matérias de diversas índoles, desde programas curriculares, repertório, abordagens e tipologias de instrumento. Em última análise estes dados foram reportados à realidade do ensino superior em Portugal, na procura das possíveis implicações visíveis a este nível. Através das diferentes técnicas que foram aplicadas, viabilizou-se uma recolha significativa de dados, que permitiu identificar os diferentes pontos convergentes e divergentes no ensino do acordeão em Portugal. Se por um lado observamos a procura generalizada pela diversidade de repertório trabalhado, tratando-se de um dos pontos convergentes mais significativo, por outro constatamos a existência de divergências ao nível de metodologias, repertório e diferentes abordagens no ensino, que consequentemente são visíveis no acesso ao ensino superior. Poderá este estudo ser um ponto de partida para uma reflexão posterior por parte de todos os agentes participativos neste tipo de ensino, bem como para a criação de estratégias de melhoria ou solução. Apesar destas duas partes distintas, objetiva-se uma visão global das convergências e divergências no ensino do acordeão, primeiramente num campo mais restrito, em contexto específico de uma instituição do ensino especializado artístico, e por outro numa perspetiva geral do país.
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Desta forma identifica-se claramente a questão central que aqui se coloca: será o ensino do acordeão em Portugal caraterizado predominantemente por convergências ou divergências? A investigação assume um carácter de estudo de caso num plano predominantemente qualitativo, embora com recurso a estratégias quantitativas. A recolha de dados foi realizada através de questionários a alunos, professores e diretores de escolas e entrevistas dirigidas aos professores do ensino superior de acordeão em Portugal. Primeiramente foram analisados os resultados provenientes das várias fontes e posteriormente cruzaram-se estes dados, na procura pelas conclusões finais da investigação. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento dos dados, tendo sido utilizadas técnicas específicas como o caso de grelhas de categorização. O sentido genérico deste estudo remete para uma investigação bastante abrangente, aprofundando matérias de diversas índoles, desde programas curriculares, repertório, abordagens e tipologias de instrumento. Em última análise estes dados foram reportados à realidade do ensino superior em Portugal, na procura das possíveis implicações visíveis a este nível. Através das diferentes técnicas que foram aplicadas, viabilizou-se uma recolha significativa de dados, que permitiu identificar os diferentes pontos convergentes e divergentes no ensino do acordeão em Portugal. Se por um lado observamos a procura generalizada pela diversidade de repertório trabalhado, tratando-se de um dos pontos convergentes mais significativo, por outro constatamos a existência de divergências ao nível de metodologias, repertório e diferentes abordagens no ensino, que consequentemente são visíveis no acesso ao ensino superior. Poderá este estudo ser um ponto de partida para uma reflexão posterior por parte de todos os agentes participativos neste tipo de ensino, bem como para a criação de estratégias de melhoria ou solução. Apesar destas duas partes distintas, objetiva-se uma visão global das convergências e divergências no ensino do acordeão, primeiramente num campo mais restrito, em contexto específico de uma instituição do ensino especializado artístico, e por outro numa perspetiva geral do país.Abstract : The present report is divided into two different parts although related. The first part is about teaching in the Regional Conservatoire of Castelo Branco, broaching matters related to the subject of Instrument and group class. Here all the main documents that serve as the basis to teaching are presented, such as planning, reports, activities and other documents that are a complement to the understanding of the work carried out with the students. The second part shows the whole process of research around the question brought up in the title: “Convergences and Divergences in teaching accordion in Portugal”. Hence the main question is clearly identified: Is teaching accordion in Portugal mainly characterized by convergences or divergences? The research is carried out as a case study at a predominantly qualitative level although using quantitative strategies. Data was collected using questionnaires to students, teachers and school masters and interviews to accordion professors of higher education in Portugal. Firstly, data from several sources was analyzed. Later, the information was cross-dated, in view of the final conclusions of research. Data processing was carried out through analysis of content, using specific techniques, such as the use of classifying tables. Generally this study refers to rather comprehensive research, with a profound study of various matters, ranging from curriculum programmes to repertoire, instrument approach and typology. Finally, these data were connected to the actual context of higher education in Portugal, searching for possible obvious implications at this level. The use of different techniques made possible the collection of significant data, which allowed the identification of different convergent and divergent points in the teaching of accordion in Portugal. On the one hand, the general search for diversity of repertoire is evident, that being one of the most significant convergent points. On the other hand, there are divergences in terms of methodology, repertoire and different teaching approaches, which are, therefore, evident in the access to higher education studies. This study could be a starting point to future analysis by all participants in this kind of teaching as well as the creation of new strategies of improvement or solution. Despite these two different parts, the aim of this study is to reach a global approach to the convergences and divergences in specialized artistic teaching of accordion, within a more limited and specific context of an institution on the one hand and, on the other hand, within a general perspective of the country.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMarcelino, Carisa Sofia Camilo2018-01-07T23:08:38Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5842TID:201810689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:35.438266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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