Formação musical e desenvolvimento emocional das crianças e pré-adolescentes : impacto da formação musical na identificação, diferenciação e autorregulação emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Susana Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32984
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
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spelling Formação musical e desenvolvimento emocional das crianças e pré-adolescentes : impacto da formação musical na identificação, diferenciação e autorregulação emocionalFormação musicalDesenvolvimento emocionalAutorregulaçãoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A Psicologia da Música tem vindo a adquirir cada vez mais relevância junto dos investigadores. Uma vez que a música é considerada uma atividade importante para o desenvolvimento emocional das crianças e pré-adolescentes (Van der Linde, 1999) e que a infância e pré-adolescência são considerados períodos cruciais do desenvolvimento emocional, a presente investigação constitui um contributo nesta área na medida em que pretende estudar o impacto da Formação Musical na Identificação, Diferenciação e Autorregulação emocional. Neste sentido foi recolhida uma amostra de 274 crianças e pré-adolescentes, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, dos quais 161 pertencem ao género feminino. Enquanto 124 dos participantes constituíram o grupo experimental, isto é, o grupo dos alunos de formação musical, os restantes 150 integraram o grupo de controlo: grupo de participantes com características sociodemográficas e desenvolvimentistas semelhantes, mas que não têm formação musical. A comparação entre os grupos referidos teve como objetivo estudar se existem diferenças ao nível da Identificação, Diferenciação e Autorregulação emocional entre crianças e pré-adolescentes que têm formação musical e crianças e pré-adolescentes que não têm formação musical. As variáveis Identificação Emocional, Diferenciação Emocional foram avaliadas com recurso ao Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (Moreira et al., 2012) enquanto a Autorregulação Emocional foi avaliada através do instrumento Child Perceived Coping Questionnaire (Rossman, 1992) traduzido por Sá (2005). Através da análise dos resultados foi possível concluir que os participantes que têm formação musical apresentaram resultados superiores ao nível da Identificação Emocional. No que diz respeito à Diferenciação Emocional, não se constataram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos. Foi possível verificar ainda a existência de diferenças ao nível das estratégias de autorregulação emocional utilizadas entre os participantes que têm formação musical e os que não têm.Music Psychology is getting more and more attention among researcher. Since music is considered an important activity for the emotional development of children and youngsters (Van der Linde, 1999), and childhood and pre-adolescence are considered crucial periods of the emotional development, the present research constitutes a contribution on this area aiming to study the impact of music education on emotion identification, differentiation and autoregulation. Thus a sample of 274 youngsters and children was collected, aged between 8 and 13 years old, from whom 161 are female. While 124 of the participants integrated the experimental group, this is, the group of student who attended musical education, the remaining 150 integrated the control group, having similar socio-demographic and development characteristics, but without musical education. The comparison between the mentioned groups aimed to study the presence of diferences regarding emotion identification, differentiation, and auto-regulation between children and youngsters who do, and do not, attend musical education. The variables of Emotional Identification and Emotional Differentiation where evaluated using the Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (Moreira et al. 2012) while Emotional Autoregulation was measured with the instrument Chid Perceived Coping Questionnaire (Rossman, 1992) translated by Sá (2005). With the data analysis it was possible to conclude that participants attending musical education presented higher results regarding Emotion Identification. Concerning Emotion Differentiation the verified differences where not statistically significant. Regarding emotional autoregulation, it was also possible to verify the adoption of different strategies by the musical education students and the control group.Bizarro, Luísa Maria Gomes, 1959-Repositório da Universidade de LisboaEsteves, Susana Gonçalves2018-04-26T09:30:51Z20172017-06-302017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32984TID:201907879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:09.372751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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