Children's perceived impact of gamification elements on engagement in a self-regulation intervention for healthy eating
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76726 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Children's perceived impact of gamification elements on engagement in a self-regulation intervention for healthy eatingImpacto percebido de elementos de gamificação no envolvimento numa intervenção de autorregulação para a alimentação saudável em criançasChildrenEngagementGamificationHealthy EatingSelf-regulationStory-tool interventionCriançasEnvolvimentoGamificaçãoAlimentação saudávelAutorregulaçãoIntervenção com ferramenta narrativaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaGamification, i.e. the implementation of game-like elements in non-game contexts, has been explored as a possibility to mitigate dropout and low engagement in interventions. Few studies have researched the role of individual gamification elements or their effectiveness in promoting engagement. The present study aims to address both by exploring children’s perceived impact of individual gamification elements on engagement in the context of an online self-regulation intervention for healthy eating. Children (N=26) were interviewed post-intervention with questions about how each game element contributed to their engagement with the intervention. Thematic analyses revealed six main themes (Narrative, Teams, Feedback, Points and Leaderboards, Rules, and Time Pressure). Findings suggest that every game element had an impact on participants’ engagement. Particularly, the narrative seemed to have been the most impactful one. To conclude, the gamification elements were key to create a game-like environment within the intervention and contributed to enhancing participants' engagement.Gamificação, isto é, a implementação de elementos de jogo em contextos de não jogo, tem sido explorada como uma possível forma de mitigar o dropout e o baixo envolvimento em intervenções. Poucos estudos analisaram o papel de elementos de gamificação individuais ou a sua eficácia em promover o envolvimento. Este estudo tem como objetivo explorar o impacto percebido de elementos de gamificação no envolvimento, no contexto de uma intervenção online de promoção de uma alimentação saudável em crianças através da autorregulação. Crianças (N=26) foram entrevistas após a intervenção com perguntas sobre cada elemento de jogo e como cada um contribui para o seu envolvimento com a intervenção. A análise temática revelou seis temas principais (Narrativa, Equipas, Feedback, Pontos e Tabelas de classificação, Regras, e Pressão Temporal). Os resultados sugerem que todos os elementos tiveram um impacto no envolvimento dos participantes. Em particular, a narrativa pareceu ser o elemento mais impactante. Em conclusão, os elementos de gamificação criaram um ambiente de jogo que contribui para o elevado envolvimento dos participantes.Rosário, PedroMagalhães, PaulaUniversidade do MinhoOliveira, Hélder Manuel Faria20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76726eng202828662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:26.209859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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