Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8027
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
id RCAP_ee79c60e480c8620834563b459a84a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratórioSavoringBem-estar da criançaEmoçõesTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012O presente estudo visa a exploração dos acontecimentos que as crianças de 1º e 2º Ciclos experienciam como positivas, as emoções positivas que lhes estão associadas, quais as estratégias de savoring que mais utilizam, para aumentar ou prolongar essas emoções, bem como a respetiva eficácia percecionada pelas crianças. Partindo destes objetivos, procedemos à recolha de dados através de entrevistas individuais, entrevistas de grupo e da aplicação da Escala de Vivência de Experiências Positivas, constituída, essencialmente, por itens de resposta aberta. Recorremos à análise de conteúdo como técnica de análise das respostas dos participantes. Participaram 245 crianças, do 2º ao 6º ano de escolaridade. Os resultados mostraram que as crianças valorizaram acontecimentos relacionados com convívio e relacionamento, sucessos e atividades de lazer. E experienciaram, sobretudo, emoções positivas na sequência dos acontecimentos referidos. Verificou-se ainda que as crianças recorrem a várias estratégias de savoring utilizadas por adultos, mas foram também identificadas novas categorias de estratégias, sobretudo comportamentais, que são mais privilegiadas pelas crianças, nomeadamente, o prolongamento da experiência, o prosseguimento para outra experiência e a partilha com os outros. E as estratégias adotadas mostram-se bastante eficazes.This study aims to explore the positive events that primary school children experience, positive emotions associated, savoring strategies that children use in response to positive events and their perceived efficacy. For this purpose 245 children, 2nd to 6th grade answered to individual or group interviews, or to a self-report questionnaire with open-ended questions on the same issues evaluated through the interviews. Results indicated that children appreciated events related with interaction and relationship, successes and leisure time activities. It was also found that children mentioned various savoring strategies used by adults, but identified also different strategies. Children used specially behavioral savoring strategies namely changing to another experience, extend the experience and sharing with others. Children perceived the strategies they adopted as quite effective.Alvarez, Maria João, 1963-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Vanessa Cristiana Batista de2013-03-21T16:15:23Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:40.667174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
title Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
spellingShingle Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de
Savoring
Bem-estar da criança
Emoções
Teses de mestrado - 2012
title_short Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
title_full Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
title_fullStr Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
title_full_unstemmed Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
title_sort Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : estudo exploratório
author Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de
author_facet Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarez, Maria João, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Savoring
Bem-estar da criança
Emoções
Teses de mestrado - 2012
topic Savoring
Bem-estar da criança
Emoções
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-21T16:15:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8027
url http://hdl.handle.net/10451/8027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134219851530240