O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Patrícia Andreia Pinto
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/85415
Summary: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_ee7fb6dab2985a433619f3fbaee2195e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia EscolarSpatial Thinkinh: a challenge in the teaching of school geographyGeografiaEnsinoEspaçoPensamento EspacialAluno 8.ºano de escolaridadeGeographyTeachingSpaceSpatial Thinking8th grade studentRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente estudo pretendeu analisar a percepção do espaço geográfico dos alunos do 8.ºano do Ensino Básico (com idades compreendidas entre os catorze e os dezasseis anos). O estudo realizou-se na escola EB 2,3 Inês de Castro, em Coimbra. O principal objectivo consistiu em perceber a forma como os alunos fazem uma representação do espaço geográfico. E ainda identificar quais os elementos de referência espacial utilizados. Além disto, pretendeu explicar os conceitos espaciais mencionados tendo em conta os conceitos apresentados na taxonomia tridimensional do pensamento espacial de Jo e Bednarz (2009) e o nível dos conceitos utilizados. Acrescente-se ainda que, menciona as etapas e os processos cognitivos necessários para a transição de um pensamento espacial simples para um pensamento espacial complexo. Para a implementação deste estudo foi proposto aos alunos a realização de três exercícios: elaboração de um esboço cartográfico de um percurso realizado de casa até à escola; a elaboração de um mapa mental de Portugal Continental; seguido da localização de nove sedes de distrito e de alguns rios portugueses. Este trabalho envolveu um processo metodológico qualitativo e quantitativo que compreendeu a interpretação e a discrição dos resultados apresentados. Quanto aos resultados apresentados revelam a importância da aplicação destes exercícios na unidade curricular de Geografia no ensino básico porque estimula o pensamento espacial geográfico. E desenvolve a memória visual imprescindível para o ensino- aprendizagem da GeografiaThe main objective of the present study was to analyze the perception of the geographic space, spatial concepts and spatial refraction elements used by 8th graders (aged 14 to 16 years). The study was carried out at the school EB 2,3 Inês de Castro, belonging to the Coimbra Oeste School Grouping. The main objective was to understand how students make a representation of the geographical space. In addition, the intention is to explain the spatial concepts mentioned, on the concepts presented in the three-dimensional taxonomy of spatial thinking by Jo and Bednarz (2009) and the level of concepts used, not spatial, simple spatial and complex spatial. In addition, it mentions the steps and cognitive processes necessary for the transition from a simple spatial thought to a complex spatial thought. For the implementation of this study, the students received three exercises: drawing a cartographic sketch of the route from house to school; to draw up a mental map of Continental Portugal; the importance of applying these exercises in the curricular unit and the importance of applying these exercises in the curricular unit. of geography in primary education is shown, as it stimulates geographic spatial thinking and develops visual memory essential for teaching-learning geography. This work also revealed the importance of applying mental maps as an instrument to be used in the teaching-learning process in this curricular unit. Finally, this study revealed that maps stimulate students' spatial thinking, and developed a critical spatial reasoning.2017-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85415http://hdl.handle.net/10316/85415TID:202043606pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Patrícia Andreia Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:44.131463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
Spatial Thinkinh: a challenge in the teaching of school geography
title O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
spellingShingle O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
Soares, Patrícia Andreia Pinto
Geografia
Ensino
Espaço
Pensamento Espacial
Aluno 8.ºano de escolaridade
Geography
Teaching
Space
Spatial Thinking
8th grade student
title_short O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
title_full O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
title_fullStr O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
title_full_unstemmed O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
title_sort O Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolar
author Soares, Patrícia Andreia Pinto
author_facet Soares, Patrícia Andreia Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patrícia Andreia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Espaço
Pensamento Espacial
Aluno 8.ºano de escolaridade
Geography
Teaching
Space
Spatial Thinking
8th grade student
topic Geografia
Ensino
Espaço
Pensamento Espacial
Aluno 8.ºano de escolaridade
Geography
Teaching
Space
Spatial Thinking
8th grade student
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85415
http://hdl.handle.net/10316/85415
TID:202043606
url http://hdl.handle.net/10316/85415
identifier_str_mv TID:202043606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959674658816