Desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação para o Centro de Biologia Molecular e Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85055 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Comunicação de Ciência (especialização em Comunicação de Ciência) |
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Desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação para o Centro de Biologia Molecular e AmbientalPlano de comunicaçãoPlano estratégicoBenchmarkingComunicação de ciênciaCommunication planStrategic planScience communicationHumanidades::Outras HumanidadesRelatório de estágio de mestrado em Comunicação de Ciência (especialização em Comunicação de Ciência)As instituições científicas têm vindo a dar uma importância crescente à comunicação de ciência. Na Universidade do Minho, o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) possui um gabinete de comunicação de ciência e outreach cujo objetivo é fazer a ponte entre a sociedade, e a investigação e atividades que se realizam no Centro. No entanto, embora estes gabinetes sejam considerados fundamentais para reforçar o diálogo e transparência com a sociedade, ainda exibem evidentes fragilidades, sendo uma delas a definição da sua estratégica de comunicação. Assim, este trabalho tem o intuito de propor um plano de comunicação estratégico para o CBMA, um centro de investigação português com sede na Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga. Com esse fim, foi realizada uma análise de diagnóstico preliminar à comunicação do CBMA que incluiu uma avaliação da comunicação feita nas suas plataformas digitais (redes sociais e websites), acrescida de entrevistas individuais à diretora do Centro, assim como, à responsável pela comunicação. Estas entrevistas tiveram como objetivo obter informação mais detalhada sobre atividades de outreach como visitas por parte das escolas e outras atividades de extensão, assim como, da própria dinâmica de funcionamento do gabinete de comunicação do CBMA. Auscultou-se ainda um assessor do Gabinete de Comunicação da Universidade do Minho, sobre a Comunicação do CBMA. Depois do diagnóstico, foi realizada uma análise de benchmarking para recolher as melhores práticas usadas neste setor. Para esse efeito analisaram se as redes sociais e websites de três instituições de investigação portuguesas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS); Instituto para as Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho (ICVS); Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa (CE3C)) e realizaram-se entrevistas aos responsáveis dos respetivos gabinetes de comunicação. Finalmente e após análise dos dados recolhidos no diagnóstico e no benchmarking. foi elaborada uma proposta de plano estratégico de comunicação para o CBMA.Scientific institutions have been giving increasing importance to science communication. At the University of Minho, the Centre of Molecular and Environmental Biology (CBMA) has a science and outreach communication office whose objective is to bridge the gap between society, and the research and activities that take place in the research centre. However, although these offices are considered fundamental to strengthen dialogue and transparency with society, they still exhibit obvious weaknesses, one of them being the definition of the communication strategy. In order to fulfil this gap, this work aims to propose a strategic communication plan for CBMA, a Portuguese research centre based at the School of Sciences of the University of Minho, in Braga. A preliminary diagnostic analysis was carried out that included an evaluation of the communication made on CBMA’s digital platforms (social networks and websites), and individual interviews with the Head of the research centre, as well as to the person responsible for communication. These interviews aimed to obtain more detailed information about outreach activities, such as visits by schools and other extension activities, as well as the very dynamics of operation of the CBMA communication office. We also consulted the University of Minho Communication Office on its analysis of the CBMA Communication. Afterwards, a benchmarking analysis was performed to collect the best practices used in this sector. For this purpose, the social networks and websites of three Portuguese research institutions - Center for Communication studies and Society of the University of Minho (CECS); Institute for Life and Health Sciences of the University of Minho (ICVS); Centre for Ecology, Evolution and Environmental Change of the University of Lisbon (CE3C) - were analyzed and interviews were conducted to those responsible for the communication offices. Finally, after analysis of the collected data in the diagnosis and benchmarking, a strategic communication plan proposal was elaborated for the CBMA.Paiva, SandraPacheco, Andreia Sofia Alves PintoUniversidade do MinhoLeite, Cátia Rafaela Mota2022-05-172022-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85055por203026462info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:24.509431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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