Que fatores explicam a performance das empresas metalúrgicas em Portugal? Nova evidência usando dados em painel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Paulo Jorge da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11238
Resumo: O setor metalúrgico nos últimos anos registou um incrível percurso de crescimento, assumindo um papel fundamental no desenvolvimento da economia nacional. Neste contexto, o objetivo desta investigação, é estudar os determinantes específicos das empresas do setor metalúrgico, na região norte de Portugal, que afetam, distintas medidas de desempenho empresarial tais como, a Rendibilidade Operacional do Ativo (ROA – Return On Assets), a Rendibilidade do Capital Próprio (ROE – Return On Equity) e a margem sobre os lucros operacionais (MGEBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation & Amortization Margin). Para alcançar o objetivo proposto, foram usadas duas amostras, uma composta por 325 empresas de fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos (CAE Rev.3 25) e outra composta por 27 empresas de fabricação de máquinas e de equipamentos (CAE Rev.3 28). Os modelos foram estimados com recurso à metodologia de dados em painel para o período compreendido entre 2011 e 2019. Especificamente foi utilizado o método de estimação de Generalized Method of Moments (GMM) proposto por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). Os resultados mostram que as principais decisões sobre a performance das empresas metalúrgicas no norte de Portugal, dependem das dimensões, Vendas no Mercado Interno (VMI), Vendas no Mercado Comunitário (VMC) e Vendas no Mercado Externo (VME) e ainda salientam que o sinal e significância das variáveis independentes, depende da forma como os diferentes stakholders entendem a performance. Mais ainda, numa era de alteração de paradigma acerca do que devem ser os objetivos empresariais, os stakeholders ainda não têm consciência ambiental e a dimensão social é apenas considerada pelos acionistas, mas ainda não pelo gestor e público em geral.
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