O Papel da Reputação no Processo de Cooperação Empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9516 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar as principais razões para formar um acordo de cooperação empresarial e, perceber qual o papel da reputação neste processo de cooperação no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME). Para dar resposta a estes objetivos definidos, adotou-se uma abordagem de investigação de natureza qualitativa, especificamente, o método de estudo de caso. O contexto de análise aqui estudado é constituído por cinco PME (casos) localizadas no distrito de Castelo Branco, Portugal. Como instrumentos de recolha de dados adotou-se as entrevistas individuais e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados recorreu-se a análise de conteúdo. Tendo em consideração os resultados obtidos, concluiu-se que as PME estudadas têm conhecimento, no geral, do conceito da cooperação empresarial e, que são várias as razões para entrar num acordo de cooperação, apontadas pelas PME selecionadas, nomeadamente: (1) a partilha de recursos, (2) alcançar objetivos e necessidades idênticas entre os parceiros, (3) alcançar reconhecimento no mercado, (4) desenvolvimento de novos produtos, (5) entrada em novos mercados, (6) crescimento de negócio e, (7) consolidação do mercado já existente. Ainda com base nas evidências empíricas, conclui-se que o critério da reputação, na seleção do parceiro, foi referenciado pelas PME estudadas. Assim, quando questionadas acerca da reputação, as PME referiram que a reputação do parceiro é um fator muito importante a ter em conta no processo de seleção do parceiro(s). Adicionalmente, neste estudo conclui-se também que um outro importante critério na escolha do parceiro é a confiança. Isto significa que para além dos recursos que o parceiro possa ter, o mais importante é poderem confiar no parceiro. Com os resultados obtidos pode-se afirmar que a reputação tem um papel importante no processo de cooperação empresarial, pelo menos nas PME aqui estudadas, porque os responsáveis das PME referiram a sua importância quando questionados acerca da mesma. Face aos resultados alcançados, com o presente estudo espera-se ajudar os empresários-gestores das PME a caracterizar e a entender o fenómeno da Cooperação Empresarial e, que contribua de forma positiva para a escolha do parceiro ideal. Se as PME considerarem a reputação e a confiança na seleção dos seus parceiros, estas empresas conseguem obter um bom desempenho nas relações de cooperação formadas. Os resultados obtidos podem ainda ser utilizados para orientar futuras empresas na escolha de um parceiro certo para a formação de um acordo de cooperação, a fim de aumentarem a sua resposta no mercado e a sua vantagem competitiva. Outras implicações do estudo serão ainda apresentadas. |
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O Papel da Reputação no Processo de Cooperação EmpresarialEstudo de Caso Múltiplos em PMECooperação EmpresarialParceirosPequenas e Médias Empresas (Pme)ReputaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente estudo tem como objetivo identificar as principais razões para formar um acordo de cooperação empresarial e, perceber qual o papel da reputação neste processo de cooperação no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME). Para dar resposta a estes objetivos definidos, adotou-se uma abordagem de investigação de natureza qualitativa, especificamente, o método de estudo de caso. O contexto de análise aqui estudado é constituído por cinco PME (casos) localizadas no distrito de Castelo Branco, Portugal. Como instrumentos de recolha de dados adotou-se as entrevistas individuais e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados recorreu-se a análise de conteúdo. Tendo em consideração os resultados obtidos, concluiu-se que as PME estudadas têm conhecimento, no geral, do conceito da cooperação empresarial e, que são várias as razões para entrar num acordo de cooperação, apontadas pelas PME selecionadas, nomeadamente: (1) a partilha de recursos, (2) alcançar objetivos e necessidades idênticas entre os parceiros, (3) alcançar reconhecimento no mercado, (4) desenvolvimento de novos produtos, (5) entrada em novos mercados, (6) crescimento de negócio e, (7) consolidação do mercado já existente. Ainda com base nas evidências empíricas, conclui-se que o critério da reputação, na seleção do parceiro, foi referenciado pelas PME estudadas. Assim, quando questionadas acerca da reputação, as PME referiram que a reputação do parceiro é um fator muito importante a ter em conta no processo de seleção do parceiro(s). Adicionalmente, neste estudo conclui-se também que um outro importante critério na escolha do parceiro é a confiança. Isto significa que para além dos recursos que o parceiro possa ter, o mais importante é poderem confiar no parceiro. Com os resultados obtidos pode-se afirmar que a reputação tem um papel importante no processo de cooperação empresarial, pelo menos nas PME aqui estudadas, porque os responsáveis das PME referiram a sua importância quando questionados acerca da mesma. Face aos resultados alcançados, com o presente estudo espera-se ajudar os empresários-gestores das PME a caracterizar e a entender o fenómeno da Cooperação Empresarial e, que contribua de forma positiva para a escolha do parceiro ideal. Se as PME considerarem a reputação e a confiança na seleção dos seus parceiros, estas empresas conseguem obter um bom desempenho nas relações de cooperação formadas. Os resultados obtidos podem ainda ser utilizados para orientar futuras empresas na escolha de um parceiro certo para a formação de um acordo de cooperação, a fim de aumentarem a sua resposta no mercado e a sua vantagem competitiva. Outras implicações do estudo serão ainda apresentadas.The present study has to main objective identified the main reasons for forming a business cooperation agreement and, perceived the role of reputation in this cooperation process in the context of Small and Medium Sized Enterprises (SME). In order to respond to these defined objectives, a research approach of a qualitative nature was adopted, specially the case study method. The analysis context consisted of a set of five SME (cases) located in the district of Castelo Branco, Portugal. As data collection instruments, were adopted the individual interviews and documentary analysis, and as a data-processing technique was used to analyze content. Taking into account the results obtained, it was concluded that the SME studied are generally aware of the concept of business cooperation and that there are several reasons for entering into a cooperation agreement, namely: (1) sharing of resources, (2) goals and identical needs of partners, (3) new business, (4) achieving market recognition, (5) developing new products, (6) entering in new markets, (7) growing business and consolidating the exist market. Still based on the empirical evidence, it is concluded that he reputation criterion in the selection of the partner was pointed out by the SME studied. Thus, when questioned about reputation the SME reported that partner reputation was a very important factor to take it to account in the process of selecting partner(s). Additionally, in this study it is also concluded that another important criterion in the choice of partner is trust. This means that in addition to the resources that the partner can have, the most important is to be able to trust the partner. From the results obtained it can be stated that reputation does not play an important role in the business cooperation process, at least in this SME studied, because SME managers only mentioned their importance when questioned about SME. In the view of the results achieve, the present study hopes to help entrepreneurs-managers of SME to characterize and understand Business Cooperation in SME and to contribute positively to the choice of the ideal partner. If SME consider the reputation and trust in the selection of their partners, these companies can achieve a good performance in the relation of cooperation formed. The results obtained can also be used to guide future companies in choosing a right partner for the formation of cooperation agreement in order to increase their market response and their competitive advantage. Other implications of the study will still be presented.Franco, Mário José BaptistauBibliorumFerreira, Ana Inês das Neves2020-02-24T16:52:44Z2019-07-112019-06-172019-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9516TID:202369064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:43.920426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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